O que são e quais são os principais animais exóticos no Brasil?

27.783 views
wikipedia Zebra.

Você sabe o que são animais exóticos? Se você pensou em bichos esquisitos ou diferentes está errado. Na biologia os animais exóticos são aqueles que não pertencem à fauna original do ambiente em que se encontram. Normalmente, estes animais são retirados de seu habitat e introduzidos em outras regiões pela ação do homem.

Também são consideradas exóticas as espécies e subespécies que se tornaram selvagens no país em que foram introduzidas e os animais que entram em um país através de suas fronteiras marítimas, mas que normalmente não existem em seu litoral.

Os animais exóticos domésticos mais comuns são os pássaros: calopsitas, periquitos australianos, canários do reino, pavões e cacatuas estão entre as espécies estrangeiras mais populares. Leões, zebras, elefantes, ursos, ferrets, lebres-européias, javalis, crocodilos, najas, pitons, esquilos, tartatugas-japonesas e pardais também são exemplos de animais exóticos no Brasil.

Para criar animais exóticos é preciso ter uma licença ambiental e local apropriado para o convívio do bicho. Apenas algumas espécies podem ser compradas e criadas em casa, mas elas precisam estar regulamentadas, registradas, vacinadas e em boas condições de saúde. A compra só pode ser feitas feita em lojas apropriadas, autorizadas pelo IBAMA e regulamentadas pelo Ministério do Meio Ambiente. O mesmo vale para animais que serão criados em cativeiro

Já a introdução de espécies exóticas no ambiente natural deve ser analisada com cuidado, pois a adaptação às condições do meio e a ausência de predadores podem levar a espécie a competir com os animais nativos por território e alimentos, causando grande impacto ambiental. A invasão de animais exóticos é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas.

O Javali é um exemplo de espécie exótica que se tornou invasora no Brasil. De origem europeia, a espécie passou a se reproduzir e hoje tem uma enorme população na fauna brasileira. A galinha, o cavalo e búfalo selvagem são outros exemplos de animais nativos de outros países que se adaptaram ao nosso clima e vegetação, assim como as abelhas africanas, as tilápias do nilo, os mosquito aedes aegypti e o coral-sol e o caramujo-africano.

© Depositphotos.com / AlexanderSidyako Caramujo-africano.