O que são escudos cristalinos e onde se encontram no Brasil?

33.431 Visualizações
Serra da Mantiqueira
Serra da Mantiqueira. Foto: rafael_taminato

Escudo cristalino é o nome dado ao terreno geológico formado na era Pré-Cambriana e do início da era Paleozoica, ou seja, que se desenvolveu nos primeiros milhões de anos da formação da Terra. É nesta camada da crosta terrestre que estão depositados os minérios.

Estas estruturas são formadas por rochas magmático-plutônicas da era pré-cambriana, onde estão os minerais não metálicos – como granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato – e pelas rochas metamórficas da era Paleozoica, onde são encontrados os minerais metálicos: ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel.

Para entender melhor o que são escudos cristalinos, é preciso pensar que estas estruturas foram formadas nos primeiros momentos do desenvolvimento do planeta, quando a terra estava coberta de magma e de meteoritos (rochas plutônicas).

O resfriamento e a solidificação do magma formaram terrenos que depois sofreram erosão, se compactando e transformando-se em outras superfícies rochosas que, expostas à pressão e calor por milhares de anos, adquiriram novas estruturas (sofreram metamorfose) e cristalizaram em algumas regiões.

Os escudos cristalinos são os terrenos estruturados pelas rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas que tenham entre 4,6 milhões e 570 milhões de anos. Eles são encontrados principalmente em lugares onde há estabilidade tectônica, ou seja, onde há baixa probabilidade de ocorrem terremotos, como no Brasil. Esses terrenos atingem no máximo 600 metros de altitude.

Os escudos cristalinos correspondem a 36% da crosta brasileira emersa, ou seja, que não está coberta por águas. Um exemplo de escudos cristalinos são as serras do mar, que no Brasil se estendem por todo o litoral do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Mas não apenas nesse local, há três principais áreas formadas por essa estrutura no Brasil:

Serra do Mar
Serra do Mar. Foto: semilla_luz

• Escudo das Guianas (extremo norte do Brasil);

• Escudo do Brasil Central (região centro-norte);

• Escudo Atlântico (região centro-leste).

Atualmente, o Brasil é o maior exportador de minério de ferro do mundo. Apesar disso, apenas 4% dos escudos cristalinos brasileiros possuem minerais metálicos.