São Paulo ganha parque com usina de energia solar

574 Visualizações
Parque Candido Portinari
Foto: Divulgação

Desde o final de 2013, moradores da cidade de São Paulo podem desfrutar de um espaço construído nos moldes de uma cidade sustentável, com lazer, polos de produção de energia limpa, ciclovias e reaproveitamento de recursos hídricos num só lugar.

O Parque Candido Portinari conta com 120 mil m² de áreas verdes e fica ao lado do Villa Lobos, na zona oeste da capital. Além do amplo espaço repleto de árvores, o parque possui estrutura com painéis fotovoltaicos capazes de captar a luz solar e gerar até mil quilowatts de eletricidade.

Constituído num terreno que, anteriormente, era usado como canteiro de obras do Metrô, o local possui cerca de 20 mil árvores e uma estação geradora de energia elétrica de 10 mil m², que funciona sobre o estacionamento do parque. Administrado pela Secretaria de Energia (SE), Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), as instalações solares custaram aproximadamente 13,3 milhões e pretendem testar o potencial fotovoltaico da capital paulista.

A usina solar é formada por cerca de 2.500 painéis solares, os quais conseguem gerar, segundo o governador do Estado, Geraldo Alckmin, energia suficiente para iluminar o parque e algo em torno de 350 casas. Outro ponto importante do projeto do parque sustentável é o sistema de captação da demanda pluvial (água das chuvas), o qual destinará recursos hídricos para a irrigação das árvores e plantas do complexo.

Parque Candido Portinari
Parque Candido Portinari. Foto: Divulgação

Além disso, uma alternativa de mobilidade para os usuários do parque é a ciclovia de 1.300 metros, que se conecta com a via exclusiva para bikes do Parque Villa Lobos. Pistas de skate com 1.600 metros quadrados, área para caminhada, playground e quadras poliesportivas também estão nos atrativos do novo ambiente.

O Parque Estadual Candido Portinari fica aberto de segunda a domingo, das 5h30 às 20 horas e fica próximo à estação de trem Villa Lobos – Jaguaré, da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, com estacionamento para até 640 vagas.