Designer chinês abusa da criatividade em favor da economia de água

441 Visualizações
Poor Little Fish
Foto: yanlu

Muitos moradores da capital paulista têm sofrido com os baixos níveis do Sistema Cantareira e, consequentemente, tiveram que aprender a racionar água. Independente do volume de chuvas, o importante é ter a consciência para poupar este recurso. Usando de muita criatividade, Yan Lu, designer chinês, criou um produto interessante que pode ajudar a sociedade a criar essa mentalidade: uma pia acoplada a um aquário.

O produto faz parte do projeto ‘Poor Little Fishbowl Sink’. Enquanto o usuário utiliza a pia é possível ver a quantidade de água que sai do aquário. Quanto mais água for usada, mais rápido o nível dele se esgota, podendo matar o peixe que ficaria sem água. A ideia é conscientizar o usuário, mostrando como algumas formas de consumir água podem desperdiçá-la e ainda afetar outros seres vivos, além de nós mesmos.

O produto possui uma tubulação escondida que deixa escorrer apenas um pouco da água para ser usada. Logo em seguida, o sistema enche o aquário lentamente com a mesma quantidade suficiente para manter o peixe vivo. O reservatório foi projetado para diminuir o nível de água até que a pessoa pare de lavar as mãos, mesmo que nunca se esgote por completo. Além disso, o peixe nunca correrá o risco de ficar sem água.

Outro esclarecimento dado por Yan Lu é de que a água que retorna ao aquário não faz mal ao animal, justamente porque essa quantidade que volta é limpa e pode ficar em contato direto com o peixe sem trazer riscos. Além disso, esse sistema ainda facilita o processo de entrada e saída de água que é capaz de elevar o nível de oxigênio, contribuindo com o bem estar do peixe.

O produto lembra a importância da água e como as nossas práticas do cotidiano podem interferir na vida de outras criaturas existentes no mundo. Por se tratar de apenas um conceito, o produto não será comercializado.

Poor Little Fish
Foto: yanlu