Descubra 4 tipos de espécies de árvores para calçadas residenciais

517 Visualizações

As árvores possuem um papel fundamental na sociedade, pois além de embelezar as calçadas de ruas e avenidas pelas cidades, elas contribuem diretamente em diversas áreas do nosso ecossistema. As árvores também possuem um importante papel no equilíbrio térmico, pois fornecem oxigênio e assim diminuem a poluição do ar através da fixação do carbono.

São inúmeros os benefícios que as árvores podem oferecer ao meio urbano diversas espécies que podem ser plantas nas calçadas. O ideal é entrar em contato com a prefeitura para verificar se o endereço já contém algum plano de arborização em andamento, além disso, o próprio cidadão pode fazer uma solicitação ou requerer uma permissão para plantio. Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de árvores indicadas para o cultivo em calçadas, veja abaixo algumas das principais espécies:

Alfeneiro: Ligustrum lucidum

Essa espécie é bem famosa e bastante cultivada na arborização urbana da região sul do país. Elas atingem uma altura de 3 metros e são uma boa opção por fornecer sombra com sua floração.

Noivinha: Euphorbia leucocephala

Conhecida também pelo nome de mês de maio, cabeça branca e chuva-de-prata, a árvore noivinha é de pequeno porte e atinge no máximo 3 metros de altura. Suas raízes não agridem a calçada e nem prejudicam fiações elétricas. O mês de maio é quando ocorre a transformação da coloração de suas folhas: de verde se tornam brancas, agregando um visual encantador ao local de plantio.

Magnolia: Magnólia spp

A Magnolia lembra os ipês rosas, contendo linda flores e um aroma perfumado. A espécie chega a alcançar de 5 a 10 metro de altura, e é classificada como espécie de pequeno porte, o que é uma característica positiva para ser cultiva em calçadas. A árvore se desenvolve perfeitamente no clima subtropical e temperado.

Jacarandá Mimoso: Jacarandá mimosaefolia

Com raízes profundas que não danificam as calçadas e nem redes subterrâneas, a Jacaranda Mimosaefolia é uma excelente opção. É aconselhável que seu plantio seja feito longe da rede elétrica, pois a espécie pode atingir até 15 metros de altura.

O Brasil contém uma grande diversidade de espécies de árvores que podem ser cultivas nas calçadas residenciais, no entanto vale ressaltar que toda árvore para arborização precisa ter algumas características, como não ser tóxica, não possuir espinhos, não ter raízes superficiais ou agressivas e não ter madeira frágil. Isto preservará a segurança e evitar acidentes futuros.