A plataforma destina boa parte de seus rendimentos com publicidade para ajudar no reflorestamento do planeta

Fernanda Correia

Uma tecnologia que usamos diariamente para fazer buscas na internet, vem contribuindo muito para o reflorestamento do planeta. Através do site de buscas Ecosia, que é similar ao Google, uma árvore é plantada em algum lugar no mundo, para cada pesquisa feita.

A ideia foi lançada pela primeira vez em 2009, a princípio apoiando vários programas de reflorestamento. Até 2010 os fundos do Ecosia eram destinados para um programa da WWF Alemanha, que protegia o Parque Nacional do Juruena, na bacia amazônica. Para cuidar desta área, os organizadores financiaram planos com companhias madeireiras e as comunidades locais.

Hoje o trabalho cresceu e atua em parceria com diversas organizações, apoiando 21 iniciativas de reflorestamento pelo mundo e destinando 80% de seus lucros para estes projetos.

Durante todo o período em que está ativa, a plataforma já ajudou o planeta com o plantio de mais de 65 milhões de árvores e, de acordo com a Ecosia, cada pesquisa realizada com o buscador verde retira 1kg de dióxido de carbono da atmosfera.

Como funciona?

Utilizar a Ecosia é bem simples. Basta fazer a instalação no Chrome e passar a utilizá-lo como o buscador principal, sempre que precisar fazer as pesquisas na web. De acordo com o site, o uso do Ecosia cresceu tanto que agora eles conseguem plantar uma árvore a cada 0,8 segundos de pesquisa.

A página de pesquisa é idêntica ao Google e as buscas oferecem opções de imagens, vídeos, notícias e mapas. Mas para que o site tenha rendimento com publicidade, o ad block precisa estar desabilitado.

Outro passo da empresa é que este ano eles lançaram um portal de pesquisas de viagens. Neste caso, é possível plantar árvores ao reservar um hotel através do Ecosia. Todas as comissões recebidas pelo site, através dos parceiros (que são os sites de hotel e de reservas) possibilitarão o plantio de aproximadamente 25 árvores, dependendo do valor da reserva.

Para fazer o download da extensão do navegador, clique aqui.