Tecnologia ao alcance de todos

137 Visualizações

Conheça os Fab Labs, espaços que democratizam o acesso às inovações tecnológicas

Se você tem uma ideia ou um projeto, mas não sabe como e nem por onde começar, o Fab Lab Livre SP pode te ajudar muito! Para quem nunca ouviu falar, os Fab Labs são espaços totalmente gratuitos e de acesso livre, onde qualquer pessoa pode desenvolver projetos pessoais utilizando equipamentos como impressoras 3D, cortadores a laser, fresadoras etc. O local também oferece profissionais para auxiliar no uso dessas ferramentas, além de promover cursos.

Inspirado na filosofia da ‘Cultura Maker – Faça Você Mesmo’, o primeiro Fab Lab foi inaugurado em 2015, em Cidade Tiradentes, e o projeto deu tão certo que hoje são 12 unidades em vários pontos da cidade, prontas para atender pessoas a partir de 10 anos. “Uma das linhas desse projeto é a inclusão digital. Nós convidamos as pessoas da comunidade para conhecerem as máquinas e se apropriarem delas e, com isso, elas são capazes de construir projetos pessoais ou mesmo empreender em algo”, explica Vinicius Santos Oliveira, técnico do Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis Profa. Arlete Persoli.

Os laboratórios foram criados a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL, com a ideia de serem abertos e acessíveis para todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.

Os Fab Labs contam com técnicos de diversas áreas. Engenheiros, designers e até psicólogos integram a rede de profissionais que auxiliam nos projetos e cursos. “E quando algum projeto necessita de uma ajuda específica, também contamos com profissionais de fora, que vêm para capacitar a equipe”, explica o coordenador Luiz Otávio de Alencar Miranda.

Plástico reciclado

Uma das oficinas oferecidas pelo Fab Lab Livre SP ensina como utilizar a técnica de fundição de sacolas plásticas, conhecida como ‘Precious Plastic’, para a produção de objetos como carteiras ou ecobags, feitas com sacolas plásticas e costura manual. Com esta técnica também é possível trabalhar com outros tipos de plásticos, que possibilitam criar objetos mais resistentes. “Nós fizemos uma placa, fundindo vários plásticos, que pode ser cortada na fresadora. Por se tratar de um material bem resistente, com ela podemos fazer divisórias, pisos, azulejos, cadeiras… são muitas possibilidades”, explica o coordenador do Fab Lab Ricardo Elias Delgado, mostrando um pedaço da peça.

Precious Plastic é uma iniciativa do designer holandês Dave Hakkens. Ele disponibiliza um código aberto da sua técnica (que pode ser baixada aqui neste link), para que qualquer pessoa possa montar a sua empresa de reciclagem pessoal.

Com as máquinas da Precious Plastic e alguns tipos de plástico, os criadores conseguem produzir itens em pequena escala, começando um negócio em casa. Os planos de construção das máquinas são de código aberto, além disso, o designer criou uma série de vídeos explicativos, detalhando como cada pessoa pode construir as máquinas e iniciar um projeto de reciclagem que lhe garanta uma renda extra. Nos vídeos é possível aprender como triturar o plástico em pequenos grânulos e então, através do calor e pressão, transformá-los em vasos, ferramentas funcionais, joias, carteiras e até cadeiras.

A programação completa de cursos e oficinas do Fab Lab Livre SP está disponível aqui.

Serviço:

Unidades do Fab Lab Livre SP:

Chácara do Jockey Club
Rua Santa Crescência, 323
Butantã

Centro Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900
Cidade Tiradentes

Galeria Olido
Avenida São João, 473
Centro

Centro de Convivência de Heliópolis
Estrada das Lágrimas, 2385
Heliópolis

São Joaquim – Guarapiranga
Rua Bacabinha, 280
Jardim São Joaquim

Casa de Memória de Itaquera
Rua Antônio Carlos de Oliveira Cesar, 97
Itaquera

Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20
Penha

CEU Três Pontes
Rua Capachós, 400
Jardim Célia

CEU Anhanguera
R. Pedro José de Lima, 1020
Anhangurera

Centro Cultural da Juventude
Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Limão

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
Paraíso

Vila Itororó
Rua Pedroso, 238
Bela Vista