Derretimento de geleira na Groenlândia apresenta velocidade recorde

300 views
Geleira da Groenlândia
Foto: estadao

Segundo uma pesquisa publicada pela revista norte-americana The Cryosphere (“A Criosfera”, numa tradução do inglês, classificação dada à superfície terrestre coberta por gelo e neve), a geleira de Jakobshavn, na Goenlândia, está escoando mais rápido do que se projetava. Produzido por estudiosos da Universidade de Washington e da Agência Espacial Alemã, o trabalho relata que, apesar de ser um processo natural, uma degradação mais intensa do território glacial tem sido observada desde 2005.

Entre 2000 e 2010, somente o derretimento da geleira foi responsável pela elevação de aproximadamente 1 mm do nível do mar, ou seja, uma prova de que não são apenas os efeitos gravitacionais que afetam a região. Para os especialistas, o verão de 2012 acarretou o declive de 46 metros diariamente, isto é, um recorde e um índice sem precedentes na Jakoshavn.

Embora o inverno do mesmo ano tenha registrado desaceleração, a taxa média de degelo mundial manteve uma velocidade três vezes acima do que a apresentada na década de 90. “Com o aumento da velocidade, é provável que o escoamento ocorra ainda mais na próxima década”, concluí Ian Joughin, da Universidade de Washington um dos autores principais do estudo.