Árvore é capaz de dar 40 tipos de frutas diferentes

1.293 Visualizações
Reprodução / Site oficial Tree of 40 fruit Técnica de enxerto permitiu que árvore incorporasse ramos de outras árvores frutíferas.

Parece mentira, mas existe uma árvore que pode produzir 40 tipos diferentes de frutas com caroço, entre elas pêssego, damasco, nectarina, ameixa e cereja. A ideia foi do professor e artista holandês Sam Van Aken.

Reprodução / Site oficial Tree of 40 fruit Árvore produz frutas como pêssego e damasco.

O inventor cresceu numa fazenda na cidade de Reading, na Pensilvânia (EUA), e passou os últimos cinco anoscriando mais de uma dúzia dessas versáteis árvores. Seu projeto “Tree of 40” já foi literalmente plantado em várias partes dos Estados Unidos.

Para tornar o projeto possível, Sam fez uso de uma técnica antiga de enxertos. Funciona da seguinte maneira: corta-se um pedaço de um ramo com um broto de uma árvore frutífera para inserí-lo em uma fenda na árvore matriz, chamada de árvore de trabalho. Para segurar a emenda, amarra-se uma fita até que a fenda se feche e comece a crescer um novo ramo.

Ao longo de vários anos, o artista holandês acrescentou fatias de ramos de outras variedades à árvore de trabalho.

Na primavera, quando a árvore floresce, são observadas flores nas cores rosa, vermelha e branca. Quando chega o verão, os frutos variados começam a aparecer.

De acordo com o site oficial do projeto, a ideia de Sam é preservar e divulgar algumas espécies de frutas antigas que não são comercialmente produzidas ou que não estão mais disponíveis.

Reprodução / Site oficial Tree of 40 fruit Na primavera, nascem flores de diferentes cores.