Conheça o movimento ambientalista Earth First!

1.329 Visualizações
Divulgação Símbolo do movimento.

O Earth First! é um movimento que surgiu nos Estados Unidos, na década de 80, que consiste em um grupo de defesa ambiental de práticas radicais e segue uma linha diferente de outros grupos ambientalistas existentes pelo mundo. O movimento carrega o adjetivo de “Biocêntrico”, pois considera que qualquer forma de vida deva ser valorizada, sem fazer distinções entre homens, animais e plantas.

O Earth First! luta pela recriação de áreas selvagens em todo o planeta, e são fortemente influenciados pela filosofia da Ecologia Profunda, um conceito proposto pelo filósofo Arne Naess que propõe que cada elemento da natureza deve ser preservado e respeitado, para garantir o perfeito equilíbrio do sistema da biosfera. O movimento é conhecido por usar táticas de ação direta para impedir operações empresariais danosas.

É preciso deixar claro que o Earth First! não é uma organização e sim um movimento, portanto não existem “membros”, existem os Earth First!ers. Eles acreditam que é possível recriar vastas áreas selvagens em todos os ecossistemas do planeta, mesmo que isso exija o fechamento de estradas, boicote de empresas, entre outras atitudes radicais.

A estrutura do movimento é não hierárquica e também não possui uma equipe profissional bem paga ou uma liderança formal, para evitar cooptação e a estrutura coorporativa abraçada por muitos outros grupos ambientais. Os Earth First!ers afirmam que não operam sobre a base do pragmatismo político, pois para eles a vida selvagem não pode ser comprometida na arena política.