Pesquisadores estudam bateria recarregada com luz solar

245 Visualizações
Divulgação Tecnologia, se bem-sucedida, poderá ser usada em janelas.

Quanto mais aplicativos e facilidades são criados para os smatphones mais as baterias se mostram fracas na capacidade de suportar tanto uso, certo? O jeito, por enquanto, é levar o carregador na bolsa e apelar para as tomadas mais próximas.

Cientistas da universidade Kogakuin no Japão estão tentando solucionar esse e outros problemas causados por baterias com baixas capacidades. Eles desenvolveram uma tecnologia feita com íons de lítio, que é muito fina e translúcida, e pode ser usada como uma tela nos aparelhos.

Ao ser exposta à luz do sol, essa película tem a capacidade de recarregar os aparelhos, isto porque ela funciona como uma célula fotovoltaica. Pelos testes, a bateria apresentou a capacidade de completar cerca de 20 ciclos de carga e recarga com uma potência de 3,6 volts.

Os pesquisadores acreditam que, em um futuro próximo, essa tecnologia possa também ser utilizada para envolver janelas de edifícios que poderão gerar energia para os próprios estabelecimentos.

Além de edifícios e smartphones a tecnologia pode ser amplamente utilizada em outros gadgets, como notebooks e tablets, e também em outros eletrônicos que possam receber a luz do sol. Além de uma ótima solução para o problema de recarga, essa também é uma fonte de geração de energia limpa e barata.

Agora é esperar que a essa belezinha chegue o mais rápido possível no mercado!