Conscientização ambiental: Como podemos mudar o mundo?

3.150 views
kevinmgill Planeta Terra.

Há aproximadamente 195 mil anos, o primeiro exemplar da espécie humana como a conhecemos surge na Terra. A partir daí, inicia-se a complexa relação entre a humanidade e o planeta.

Durante certo período da história essa relação permaneceu de forma harmoniosa, de maneira que, todo recurso provido pela natureza era destinado somente à subsistência humana. O homem, porém, evoluiu em quantidade e inteligência, aprendendo a manipular as matérias-primas naturais, como o cobre, ferro, etc.; se organizar em grupos cada vez maiores; caçar animais; percebendo que somente sobreviver já não era o bastante.

A evolução tecnológica, sobre tudo, acelerou a decadência dos recursos naturais oferecidos no meio ambiente. Com ela, a partir da 1° Revolução Industrial, a humanidade adotou novos meios de produção de utensílios básicos, alimentos e armamento. Resultando em cada vez mais lixo, poluentes atmosféricos, extinção de espécies, desperdício de água e uma sensação de que nenhuma matéria-prima se esgotaria um dia.

A raça humana acostumou-se a pensar no Planeta Terra como uma fonte inesgotável de riquezas, exigindo cada vez mais e a cada ano aumentando seu rastro de destruição. Mas chegou o momento em que qualquer ação isolada é sentida pelo mundo todo. Será que não podemos reverter ou ao menos amenizar essa realidade?

O primeiro passo ainda é a conscientização de que a responsabilidade é nossa, como humanos que somos. Comece assistindo ao vídeo abaixo. Não deixe que a indiferença te vença, o Planeta Terra é você.