Você sabe o que é consciência ambiental e ecológica?

24.808 Visualizações
Consciência Ambiental
Foto: © Depositphotos.com / SergeyNivens

Certamente, o termo consciência ambiental é um dos mais utilizados em diversos níveis de nossa sociedade. Seja no encontro de cúpula de grandes líderes internacionais ou na reunião do condomínio, ser ambientalmente e ecologicamente consciente parece ter se tornado uma pauta obrigatória.

Mas, afinal, o que significa ter este tipo de consciência? De um modo geral, trata-se da habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos. Esta consciência só se torna completa, porém, quando a percepção amplia-se a ponto de se perceber não apenas a própria casa, mas todo o planeta, como o ambiente em questão.

Outro aspecto desta consciência é a busca por informações. Afinal, consciência e conhecimento são dois pontos profundamente interligados. Hoje, por exemplo, sabemos que os carros são emissores de gases poluentes, assim como as indústrias. Sabemos, ainda, que os países mais ricos e consumistas do mundo são os maiores emissores de gases do efeito estufa. Entendemos que o lixo gerado nas grandes cidades prejudica o equilíbrio ambiental. E também que o desmatamento na região amazônica continua ocorrendo, provocando danos terríveis.

Mas, ser consciente é apenas saber de todas essas coisas? Não necessariamente. A consciência ambiental, assim como qualquer outra consciência, tem pouquíssima utilidade quando não é transformada em ação, quando não é capaz de mobilizar grupos e pessoas na busca por soluções.

Por outro lado, sem consciência, fica muito mais difícil iniciar um caminho de transformação que possa ser efetivo o ponto de mudar uma realidade. E, quanto mais forte for a consciência ambiental, maior também será o senso de responsabilidade em relação ao planeta. A consciência ambiental e ecológica tem o papel fundamental de nos fazer refletir para agir. Proporciona um tipo de conhecimento muito rico e verdadeiramente vital para a preservação dos recursos naturais, da biodiversidade e, por consequência, de todos nós.

Consciência Ambiental
Foto: © Depositphotos.com / Wavebreakmedia