Polônia lança ciclovia que brilha no escuro com ajuda da energia solar

487 Visualizações

 

TPA Sp. z o.o Estratégia pode ajudar a reduzir o uso excessivo de eletricidade.

O uso das ciclovias estão cada dia mais se tornando uma alternativa para a mobilidade da população de diversos países do mundo, ajudando o bolso, o tempo, a saúde e, principalmente, o meio ambiente.

Muitos desses países já estão bem desenvolvidos em relação às ciclovias, como é o caso da Polônia, que criou uma solução genial para as pedaladas noturnas. O projeto elaborado pela companhia europeia de tecnologia TPA Instytut Badán Technicznych SP. z o.o., na cidade de Lidzbark Warmiński, é uma ciclovia que brilha no escuro que veio para auxiliar os cliclistas, para que eles se sintam mais seguros, e reduzir os problemas enfrentados com o uso excessivo de eletricidade.

A ciclovia é uma alternativa funcional, rentável e sustentável, já que funciona por meio da energia solar. Para o seu funcionamento foram colocados no asfalto partículas sintéticas autossuficientes chamadas de “luminóforos”, que recebem toda a energia captada do sol durante o dia, para que, durante a noite, consigam se iluminar refletindo uma luz azul metálica, que emite um baixo nível de luz que dura em torno de 10 horas sem utilizar nenhuma eletricidade.

Os pesquisadores também analisaram a sustentabilidade do material utilizado na construção, para que o projeto fosse construído da forma mais barata possível, uma vez que o valor dessa ciclovia é bem maior do que a tradicional.

No momento, a ciclovia ainda está em fase de teste e possui apenas cerca de 100 metros de comprimento. O CEO da TPA, Igor Ruttmar, disse em entrevista ao site ABC News: “Queremos ver primeiro como a via se comporta durante o inverno [que começa em dezembro no Hemisfério Norte], para que possamos fazer planos de aumentá-la.”

Ciclovias Iluminadas pelo mundo

Essa não é a primeira cidade a colocar essa ideia em prática. Outras companhias como a startup Glowee, sediada da França, está desenvolvendo uma luz alimentada à base de bactérias bioluminescentes encontradas em lulas que poderão iluminar espaços públicos e edifícios.

O Studio Rossegaarde também criou uma ciclovia iluminada por leds e alimentada por energia solar na Holanda, inspirada no quadro Starry Night de Van Gogh.
São muitos os países que estão tornando essa inciativa sustentável em realidade e está sendo implementada para ajudar tanto os ciclistas como o meio ambiente.