Dia dos namorados sustentável: sim, é possível!

108 views

Ideal mesmo é tornar a data amiga do seu bolso e do meio ambiente.

O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelos casais apaixonados e também pelo comércio. Assim como toda data comemorativa, a compra de presentes, viagens e jantares especiais tem um custo para o nosso bolso e para o meio ambiente.

Separamos algumas opções de presentes criativos e dates românticos ecologicamente corretos para você e seu amor curtirem sem peso na consciência!

Romantismo verde

Bares e restaurantes precisam de reserva antecipada ou vocês ficarão muito tempo na fila de espera.

Uma boa opção são passeios ao ar livre que podem ser feitos durante todo o dia, como andar de bicicleta no parque e depois fazer um piquenique com frutas e comidas da estação.

Você pode também pode mostrar seus dotes culinários com um jantar romântico à luz de velas ou um almoço caseiro. Nada como uma conquista pelo estômago, não é? Cozinhar com seu amor é uma ótima forma de aproximar o casal. Utilize alimentos de produtores locais, que geralmente são livres de agrotóxicos e são mais saborosos.

Caso opte por restaurantes, escolham os que ficam próximos de sua casa, assim vocês podem fazer o trajeto a pé sem a necessidade de utilizar transporte. Outra opção é escolher estabelecimentos que são amigos do meio ambiente, ou seja, que de alguma forma contribua com o meio ambiente ou ofereça alimentos livres de agrotóxicos. Restaurantes vegetarianos e veganos têm essa pegada mais sustentável.

Se vocês são amantes do esporte e de atividades ligadas à natureza, que tal uma trilha com direito a cachoeira e acampamento? Uma ótima oportunidade para aproximar o casal e criar boas memórias.

Pousadas e hotéis sustentáveis são uma ótima opção para os amantes de viagens. Tire o final de semana para relaxar e cuidar de vocês. Contemplar a natureza em lugares isolados é uma ótima opção para esta data.

Lembre-se sempre dos resíduos gerados. Opte por utensílios biodegradáveis ou que podem ser reaproveitados, evite o desperdício de comidas e bebidas, e separe os resíduos de forma correta para a reciclagem. Ah, não esqueça de lavar os itens que vão para a reciclagem.

Carinho sustentável

Presentes feitos à mão têm mais valor sentimental que os que comprados em lojas, além de contribuírem com o meio ambiente. É também uma forma de deixar o consumismo de lado.

Por que não fazer seu próprio cartão ao invés de comprar em papelarias? É uma lembrança pessoal e que terá as características do casal.

Na hora de embrulhar o presente, opte por embalagens que já foram utilizadas antes ou embrulhe com jornais e revistas velhas. Além de sustentável, dá um ar de vintage ao presente.

Caso opte por comprar presentes, escolha marcas e lojas que se preocupam com os resíduos gerados. Marcas veganas, com embalagens biodegradáveis. Hoje em dia há uma infinidade de opções verdes, desde perfumes, cosméticos, roupas até brinquedos eróticos.

Se você é um romântico clássico e não abre mão de presentear com flores, escolha floriculturas que vendem arranjos livres de pesticidas, já que não interferem negativamente no meio ambiente nem na saúde de quem cuida delas.

Essas são algumas formas de demonstrar amor pela pessoa amada e pelo nosso planeta.

***

Tem interesse em saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça bate-papos com profissionais especialistas no tema.

Fontes: Educa Financeira | Ciclo Vivo