Brilhe no Carnaval com glitter ecológico

192 Visualizações

Carnaval pede brilho e o glitter que dá o tom da festa pode ser feito por você e o melhor: totalmente ecológico. É garantia de diversão aliada à preservação do meio ambiente.

Em uma das opções, você vai precisar de pó de gelatina incolor, facilmente encontrado em supermercados. Se preferir uma opção vegana, o pó de ágar-ágar, também conhecido como gelatina vegetal, é vendida em lojas de produtos naturais. Esse tipo tem poder gelidificante dez vezes maior que o da gelatina convencional. Além disso, a ágar não necessita ir à geladeira para ficar firme e também não derrete em temperatura ambiente, como a outra.
Misture o pó com corantes comestíveis de sua preferência. Prefira compostos biodegradáveis como pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum. Se quiser que o brilho fique mais intenso, adicione o pó de mica, um mineral natural (veja mais sobre ele ainda neste artigo).
Espalhe a pasta em uma camada fina sob um tapete de silicone ou uma superfície plástica. Deixe secar integralmente (o processo pode durar até 36 horas). Com a pasta completamente seca, triture em um mixer ou liquidificador para ter o efeito da purpurina. E está pronto!

Com gelatina incolor e água

Outra alternativa utiliza uma colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor (um pacote); três colheres (sopa) de água gelada; corante comestível da cor desejada à gosto; borrifador de água; pincel largo e macio; microprocessador de alimentos ou um liquidificador.
Despeje a gelatina em pó em um recipiente de vidro ou louça, borrife a água gelada devagar e uniformemente, sem misturar. Coloque no microondas por 10 segundos e misture. Repita a operação três vezes. Acrescente o corante e misture novamente. Pincele a gelatina em uma superfície plástica. Deixe secar por, no mínimo, seis horas. Depois, corte a folha em pedaços menores e, por fim, bata no processador de alimentos ou em um liquidificador por alguns minutos. Para obter glitter de dois tamanhos, use uma peneira.

Glitter feito com sal

Na cozinha, estão dois ingredientes que, juntos, podem dar o brilho que pede a festa carnavalesca: sal e corante para alimentos. Em um pote coloque o sal e pingue algumas gotas do corante na cor desejada. Vá ajustando a quantidade do corante de acordo com o tom que você pretende conseguir. Quanto mais gotinhas adicionar, mais escuro ele ficará. Para chegar a uma tonalidade perfeita, a dica é acrescentar o corante aos poucos.
Misture bem os ingredientes e deixe secar o seu glitter natural por, pelo menos, duas a três horas. Outra maneira de fazê-lo é assar o sal em uma assadeira forrada com papel manteiga por 10 a 15 minutos. Deixe o glitter esfriar antes de usá-lo no corpo.

Corante natural

O corante pode ser feito com algum alimento que dê cor à água, como a beterraba, por exemplo. Para isso, cozinhe as beterrabas que irá comer e leve ao fogo a água que sobrar do cozimento para evaporar até a quantidade reduzir a meia xícara e concentrar bem a cor da beterraba.

Para garantir o brilho até o fim da diversão

Para fixar o glitter ecológico na pele e garantir o brilho por toda a festa, use algo que ajude na aderência, como o gel natural da babosa ou manteiga de karité. Protetor solar ou bases naturais líquidas também auxiliam na fixação.

Pó de mica

Outra maneira de brilhar muito no Carnaval é utilizando o pó de mica, produto natural que é extraído de rochas, com aspecto metalizado e pode ser encontrado nas cores dourado, prateado, branco, preto, marrom, roxo, verde, entre outras. Ela é comercializada em lojas que vendem itens para produção de cosméticos artesanais.
A palavra “mica” é derivada do latim “micare”, que significa brilho, então, já fala por si só!

Depois da festa

Se não deu tempo de preparar seu glitter ecológico e acabou usando o convencional, você pode também diminuir o impacto ao meio ambiente e não consumir tanta água para retirá-lo da pele. Remova o brilho com lenço umedecido de maquiagem ou algodão e demaquilante. Depois, só descartar no lixo seco.
Com o meio ambiente preservado, o maior espetáculo da Terra fica ainda mais bonito! Brilhe muito com essas dicas e tenha um ótimo Carnaval!