Árvores frutíferas de pequeno porte para sua casa

2.344 Visualizações

Ter o prazer de tirar a fruta do pé não se restringe somente a viagens distantes pelo campo. Apesar da vida corrida e falta de espaço de quem vive nas cidades, é possível ter esse gostinho por meio de vasos com árvores frutíferas de pequeno porte. Tanto quem vive em apartamentos quanto em casa, basta saber escolher corretamente qual muda plantar e ter alguns cuidados com a exposição ao sol e a quantidade de água.

Além de enfeitarem a casa, as árvores frutíferas servem para refrescar o ambiente e melhorar a qualidade do ar. E para que isso aconteça, o primeiro passo é escolher corretamente o vaso, que deve possuir um dreno para escoamento da água e ter, pelo menos, 10 cm de diâmetro a mais que o torrão da muda.

Depois disso, chega a hora de ver a muda apropriada para cada espaço. Confira alguns exemplos de árvores de pequeno porte que se adaptam bem ao vaso e podem ser cultivadas em casa:

Acerola

Rica em vitamina C, a acerola é uma fruta natural da América do Norte que facilmente se adaptou ao Brasil. Ela pode ser cultivada em vasos com solos argilo-arenosos (que retêm um maior teor de umidade) e deve receber radiação solar e boa quantidade de água. Uma dica que vale para várias mudas é regar de três a quatro vezes por semana no verão e, no inverno, duas vezes, ou sempre que notar que a superfície da terra esteja seca.

Acerola
Foto: simonehortifruti

Pitanga

Continuando com os frutos avermelhados, a pitanga, originária da Mata Atlântica, gosta de clima quente e úmido para se desenvolver. Para que a árvore floresça, é necessário que seja cultivada em sacadas que recebam bastante luz. Em média, é preciso cerca de quatro horas de exposição solar. Uma dica é girar o vaso sempre para que o sol bata em todos os lados da planta.

Pitanga
Foto: simplesmentefascinante

Jabuticaba

Já para cultivar a saborosa jabuticaba é preciso um vaso maior para que a árvore dê frutos. O ideal é que ele tenha no mínimo 50 cm de boca e 50 cm de altura e que possua um furo no fundo para que não haja o acúmulo de água, nem o apodrecimento das raízes. Além de adubar o pé, adicionando composto orgânico, é importante deixá-lo num local bem arejado.

Jabuticaba
Foto: todafruta

Outras frutas que podem ser plantadas em casa é o limão, morango, amora, romã e goiaba. Para isso, os cuidados necessários são semelhantes aos descritos acima. Também é recomendado que a poda, indicada para o controle da altura e o crescimento das folhas e do caule da árvore, seja realizada após a época de frutificação e com tesoura adequada.