Turismo rural: Conheça o Projeto Talentos do Brasil Rural

446 Visualizações
Projeto Talentos do Brasil Rural
Foto: feiratur

O Projeto Talentos do Brasil Rural é uma ação do Governo Federal em parceria com outros órgãos que tem como objetivo preparar os empreendimentos de agricultura familiar para prestarem serviços e oferecem produtos aos turistas com maior valor socioambiental e sustentável agregado. As ações conjuntas buscam identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a atividade rural familiar e a atividade turística.

Desde a criação do MTur – Ministério do Turismo – em 2003, a questão da agricultura familiar tem sido vista com maior importância na geração de emprego e renda e com forte poder para competir no mercado turístico conforme os empreendimentos vão se qualificando. A intenção é identificar e qualificar os produtos e serviços da agricultura familiar, bem como apoiar a estruturação de roteiros turísticos que envolvam empreendimentos rurais onde os turistas vivenciem a produção da agricultura familiar.

O turismo rural envolve artesanato, agroindústria e turismo como hotéis, bares, restaurantes, lojas de artesanato e os produtos que por eles são oferecidos, como geleias, compotas, doces, queijos, embutidos, conservas, bebidas como vinhos e cachaças, produtos de beleza como xampus e artigos decorativos.

Isto leva o turista a ter um contato mais próximo com a cultura dos moradores locais de qualquer parte do país, já que o projeto tem abrangência nacional e foco maior no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Amazônia
Foto: amazoniacomunitaria

Estão entre os roteiros divulgados o Tucorin: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro (AM), Trilha do Visgueiro (AL), Roteiro Ecoétnico (BA), Cultura e Ecologia em Busca do Futuro (CE), Trekking Travessia (GO), Circuito Rural e Ecológico do Vale do Rio Preto (MG), Natureco Pantanal Remoto (MT), Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal (RJ), Uma Viagem à Civilização dos Potiguara (PB), Caminhos do Vinho (PR), Roteiro do Seridó (RN), Vale dos Vinhedos (RS), Roteiro Rural “Caminhos da Roça” (SP), entre outros.

Os pequenos empreendedores participam de workshops e treinamentos que ajudam a melhorar o negócio e a aperfeiçoar os produtos oferecidos. O projeto Talentos do Brasil Rural tem como órgão financiador o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que investiu cerca de 3 milhões de reais, e o Sebrae como órgão executor dos planos de ação.