Árvores e frutas da Amazônia

19.223 views

A Amazônia é a maior floresta tropical existente, com a mais rica biodiversidade do planeta. Entre a variedade de animais e plantas, a região também produz uma grande diversidade de frutas típicas e exóticas, além de abrigar árvores nativas que compõem seu bioma.

Os sabores exóticos das frutas típicas da Amazônia conquistam paladares Brasil afora. Para as comunidades nativas, além de serem fontes de renda extra, são importantes componentes da alimentação, oferecendo os nutrientes e vitaminas necessárias para a saúde de quem vive na região.

Confira abaixo uma lista com algumas árvores e frutos típicos da região:

Açaí

O açaizeiro é uma palmeira da Amazônia que chega a alcançar mais de 25 metros, com troncos de 9 a 16 centímetros de diâmetro. Parte de seu caule é industrializado como palmito. Com o açaí – abundante no período de julho a dezembro – são produzidos “vinho”, polpa congelada, sorvete, chopp, picolé, açaí em pó, geleia, bolo, mingau, corante e bombom.

Açaí
Foto: minikalzone

Buriti

O buritizeiro é uma das maiores palmeiras da Amazônia, com diâmetro entre 30 a 50 centímetros, e altura entre 20 a 35 metros. Os frutos, folhas, óleo e tronco são utilizados para muitos fins. De sua polpa, de cor amarela e com altos teores de vitamina A, são feitos sorvetes, cremes, geleias, licores e uma bebida conhecida como “vinho de buriti”.

fruto de Buriti
Foto: imperiodobanho

Cupuaçú

Considerada uma das frutas mais saborosas da Amazônia, o cupuaçu pesa até 1,5 kg, possui casca lisa, verde e coberta de pelos marrons. Com alto teor de gordura, suas sementes são utilizadas na fabricação de chocolate, substituindo o cacau. Sua polpa cremosa é misturada com castanha-do-pará e coco para a produção do salame de cupuaçu, ou utilizada para fazer sorvetes e doces.

Cupuaçu
Foto: acritica

Graviola

Abundante no período de janeiro a março, a graviola é utilizada no preparo de sucos, sorvetes, gelatinas e pudins. Pode pesar de um a quatro quilos e possui polpa branca rica em potássio, fósforo, carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas C e B.

Graviola
Foto: alibaba

Pupunha

Fruto de uma palmeira típica da Amazônia, que atinge até 20 metros de altura, tem cores variadas – vermelho, amarelo ou alaranjado – e dá em grandes cachos. A pupunha é rica em vitamina A e têm grande teor de proteínas e amidos. Para saboreá-los, são primeiro cozidos em água e sal. Além disso, seu óleo é utilizado para a produção de farinha.

Pupunha
Foto: negociol