Conheça os animais que vivem na savana africana

8.751 Visualizações

A savana africana é o principal ecossistema da região composta por grandes extensões de terra na África. Possui vegetação de savana temperada herbácea, formada por arbustos e árvores menores e tem um clima particular devido às secas que duram até dez meses.

É nessa região que vive grande parte dos maiores animais da África. A abundância dos alimentos atrai espécies de herbívoros, como zebras, girafas, elefantes, rinocerontes, e muitos outros.

Ela é a savana mais conhecida de todas, destacando-se com a de Serengueti, que abriga animais de grandes portes, diferentes de outras savanas no mundo. Quer conhecer alguns dos animais da savana africana? Acompanhe a lista 🙂

animais da savana africana
animais da savana africana

Elefante

Infelizmente, eles estão sendo ameaçados devido ao comércio de suas presas, mas ainda existem alguns elefantes na África.

Mas é preciso ter cuidado, mesmo parecendo um dos animais da savana africana mais inofensivo, sensível e bonito, ele pode ser muito perigoso. Quando se sentem ameaçados podem reagir com movimentos bruscos e investidas que podem ser, inclusive, fatais para o ser humano.

Búfalo

Um dos animais da savana africana mais temidos por pessoas e por outros animais da savana. Eles são muito valentes e se defendem sem medo algum. São capazes de provocar grandes tumultos diante de ameaças.

É um animal muito respeitado pela população nativa por conta de sua agressividade. Os habitantes africanos usam colares que emitem sons para amenizar a sensação de risco para eles.

Leopardo

É um dos animais mais bonito da terra, mas está correndo perigo de extinção. Sua espécie pode chegar a 190 centímetros e 90 quilogramas de peso, o que lhes dá força para conseguir caçar.

O leopardo é um animal que merece respeito! Ele está ativo 24 horas por dia, sendo capaz de correr, nadar e fazer diversas coisas.

Leão

O mais conhecido animal no mundo inteiro e dono de uma beleza estonteante.

Enquanto os machos perdem longas horas de sono, as fêmeas se dedicam à caça de presas. Mas, uma pena que esse animal esteja sendo ameaçado de extinção.

Um detalhe curioso, não só em desenhos animados, mas na vida real, eles são grandes inimigos das hienas e lutam entre si pela caça.

Girafa

O mais alto dos animais da savana africana!

Ela vive em bandos na região e é um animal natural da África. Sua espécie possui 9 subespécies, que são encontradas no continente, desde a África do Sul até o Chade.

Rinoceronte

Há dois tipos de rinocerontes na savana, o branco e o negro, no entanto, as duas espécies se encontram em perigo, mesmo com a caça e o comércio de chifres estando proibido.

Eles são grandes e podem medir até dois metros de altura, e mesmo sendo herbívoros, devem ser respeitados, já que uma única investida contra o humano pode ser fatal.

Hienas

Elas estão localizadas em todo o centro e sul da África, mas preferem se habitar nas savanas. São carnívoras, com uma mordida forte e poderosa, mesmo não tendo tanta velocidade quanto outros animais.

Elas também se alimentam do resto de carcaças e ossos deixados por outros animais. Seus alvos principais são as zebras e os gnus.