A beleza exótica de animais incrivelmente transparentes

1.012 views

Cores comuns, animais amarelos, pretos, marrons e brancos encontramos frequentemente na natureza. Assim, acabamos valorizando muito os bichos que fogem do padrão e se destacam pela grande variedade de tonalidades. Porém, ainda existe uma categoria mais curiosa, justamente pela total falta de cores em seus corpos.

Normalmente quando pensamos em animais transparentes, nos remetemos automaticamente às águas-vivas, mas existe toda uma fauna, principalmente debaixo d’água, que comungam da mesma característica.

Extremamente chamativos, estes animais não contam com nenhuma cor e, em alguns casos, dependendo da incidência da luz, é possível visualizar facilmente seus órgãos internos. Confira a lista com 11 animais transparentes que o Pensamento Verde preparou.

Camarão-fantasma

Fonte: mnn.com


Encontrado em água doce, também é conhecido como camarão de vidro. Esse crustáceo é totalmente transparente, o que dificulta sua identificação em habitat natural.

Macropinna micróstoma

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Com uma cabeça revestida por uma membrana translúcida, é possível verificar os órgãos deste peixe trabalhando enquanto ele nada. Seus olhos são extremamente sensíveis à luz.

Sapo de vidro

Fonte: mnn.com

Nativos das Américas Central e do Sul, estes animais dificilmente são encontrados por seus predadores. Seu corpo transparente revela seus órgãos, veias e músculos.

Borboleta asas-de-vidro

Fonte: fatosdesconhecidos.com

De grande porte, este tipo de borboleta conta com asas completamente transparentes. São encontradas na Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Peixe-gelo

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Único vertebrado sem células vermelhas no sangue, as chamadas hemoglobinas, este peixe é nativo da Antártida. Ele não conta com nenhum pingo de cor em seu corpo.

Salpa

Fonte: fatosdesconhecidos.com


Quase que totalmente transparente, este organismo tem dois ciclos de vida bem definidos: solitária e agregada. No último, as salpas grudam umas nas outras enquanto nadam e se alimentam.

Pepino do mar transparente

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Se movimentando a 2 centímetros por minuto, este tipo de animal vive nas profundezas do mar, usando seus tentáculos para se alimentar de sedimentos ricos em nutrientes.

Lula transparente

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Também conhecidas como lulas de vidro, estes animais passam a maior parte de suas vidas em água rasas e parcialmente iluminadas pelo sol, o que os ajuda com sua camuflagem. Pertencentes à família Cranchiidae, já foram catalogadas mais de 60 espécies.

Arraia transparente

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Translúcidas, são encontradas em águas rasas. Sua pele pálida revela seus órgãos internos.

Cyanogaster

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Encontrado em um afluente do Rio Amazonas, este tipo de peixe foi descoberto há pouco tempo. Parcialmente transparente, seu corpo revela órgãos internos, o que, em conjunto com as cores encontradas em seu abdômen, faz com que o cyanogaster tenha uma aparência muito bonita.

Aranha saltadora transparente

Fonte: fatosdesconhecidos.com

Encontradas no Equador, estas aranhas são tão transparentes que é possível verificar o movimento de seus olhos dentro de seus corpos.