Filmes infantis que apresentam princípios ecológicos

3.269 Visualizações
Divulgação Wall-E

A conscientização e educação ambiental devem acontecer desde cedo. As crianças precisam entender a importância de cuidar do meio ambiente, de não jogar o lixo no chão, gastar menos água, proteger os animais, respeitar o próximo entre outros princípios. Mas ainda é muito difícil saber como ter esse tipo de conversa com os pequenos, não é mesmo?

Por isso, separamos sete filmes que podem ajudar a introduzir o tema de um jeito sutil e divertido.

Divulgação Wall-E

Wall-E
O filme mostra como o lixo pode impactar a vida na Terra e aponta a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada, sendo o robô Wall-E o único sobrevivente. Ele tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos, enquanto as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz.

Divulgação / Disney.com.br Procurando Nemo

Procurando Nemo
O pequeno Nemo é capturado por um pescador e vai parar em um aquário. Seu pai, por sua vez, sai em busca do filho com a desmemoriada Dori. No meio do caminho eles conhecem vários amigos, apresentando a biodiversidade dos mares para as crianças. A história também dá um alerta em relação a poluição das águas e à caça e pesca desenfreada.

Reprodução / Disney Bambi

Bambi
O filme foca na preservação da natureza. Bambi é um filhote de veado que se vê obrigado a se virar sozinho depois que sua mãe é morta por caçadores. Ele faz novos amigos e mostra que, além de sobreviver, é preciso aprender a se defender em um mundo tão hostil. A ideia central é estimular as crianças a cuidarem das florestas para que animais possam viver tranquilos.

© Universal Pictures International France O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida
O Lorax tem como tema a destruição, conservação e restauração do meio ambiente. Baseado no livro do Dr. Seuss, cartunista e desenhista americano responsável por personagens como O Gato de Cartola, Grinch e Lorax, o filme traz a história de Ted, um menino com o sonho de conseguir um beijo da garota que gosta, mas ela é uma ativista e completamente apaixonada pela história das Trúfulas, árvores que foram extintas antes dos jovens personagens nascerem.

Para conquistá-la, ele parte em busca da última Trúfula e retorna ao passado de Thneedville, a cidade feita de plástico, onde as árvores são mantidas com pilhas. A ambição humana enfrentada pelos personagens fica muito evidente durante o filme.

© D.R. Nausicaä do Vale do Vento

Nausicaä do Vale do Vento
Nausicaä é uma princesa de um pequeno império no Vale do Vento, que além de tentar conter as investidas de outros reinos, também estuda uma floresta chamada Mar da Corrupção, cheia de plantas, fungos e insetos gigantes, onde o ar é tóxico e tem devastado todo o planeta com seus danos. Ao contrário do restante da população, ela se sente fascinada pela floresta e acredita que ela possui belezas, mesmo depois dos danos terem causado a morte de quase toda a sua família. A história retrata o quão nocivo podem ser os danos causados pelos seres humanos na natureza, mas que nem tudo está perdido.

Divulgação O Mundo dos Pequeninos

O Mundo dos Pequeninos
A adaptação do livro The Borrowers, da escritora Mary Norton, conta a história de Arrietty e sua família, pequenos seres com 10 centímetros de altura que vivem no assoalho de uma casa em Tóquio. Com a chegada de Sho, um garoto doente, uma amizade um tanto inusitada nasce entre eles. Durante toda a história a sensação é que os Barrows são seres da natureza, que se viram forçados a habitar pequenos lugares à medida que a civilização domesticava animais e se espalhavam em locais intocados. Quando um dos adultos descobre que a casa pode estar sendo habitada pelos “pequenos intrusos”, começa uma guerra em busca de extinguir Arrietty e sua família.

Divulgação Princesa Mononoke

Princesa Mononoke
No filme, o Príncipe Ashitaka, após matar o terrível Deus Javali, se vê amaldiçoado pelo mesmo. Angustiado, ele foge da mesma aldeia que lutou tanto para defender e nesse longo caminho acaba por conhecer San, a Princesa Mononoke.

Em uma aldeia está sendo travada uma luta e ao lado dos deuses-animais está San, que foi adotada e criada por uma tribo de deuses-lobos. Seu ódio pelos seres humanos que estão destruindo a natureza é enorme e ela, com o tempo, foi se esquecendo do seu lado humano, até o seu encontro com Ashitaka. A história se desenvolve com uma guerra entre a civilização que quer se estabelecer e a natureza e seus protetores, que lutam incansavelmente contra a destruição.