Como cuidar e descartar suas máscaras

183 views

Enquanto as máscaras cuidam da nossa saúde, nós precisamos cuidar do meio ambiente no momento do descarte.

Profissionais da área da saúde já eram habituados ao uso da máscara descartável em seu ambiente de trabalho. Com o início da pandemia em 2020, todos nós começamos a utilizá-las também no nosso dia a dia. Mas, além de toda a problemática da pandemia, como a crise econômica, os mares também estão sofrendo com o descarte incorreto das máscaras.

Estimativas mostram que em 2020 mais de 1,5 bilhões de máscaras foram descartadas de forma incorreta somente nos oceanos. Com o uso contínuo de máscaras ainda em 2021, esses números tendem a aumentar – e não somente nos oceanos.

Então… Qual a maneira correta de descartá-las?

O ideal seria que as máscaras, de tecido ou as descartáveis, fossem tratadas como lixo hospitalar, para que o descarte seja feito da forma correta.

O Controle de Infecções da Vigilância Sanitária, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), orienta que as máscaras, depois de utilizadas, não devem ser colocadas diretamente na lixeira comum, mas sim embaladas em saco plástico. O ideal é que o saco tenha identificação, para evitar a contaminação de terceiros. Por terem risco de estarem contaminadas, elas também não devem ser descartadas com o lixo reciclável. Uma opção é descartá-las no lixo do banheiro.

As máscaras reutilizáveis são uma opção menos agressiva para o planeta?

Optar por máscaras reutilizáveis é uma boa opção para diminuir a quantidade de lixo que estamos gerando – principalmente durante a pandemia, já que podem ser usadas diversas vezes antes de serem descartadas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que as máscaras de tecido tenham 3 camadas para que a proteção seja efetiva, e que a mesma máscara pode ser utilizada por até 30 lavagens. Vale lembrar que elas devem ser trocadas a cada 4 horas de uso.

Outra sugestão são as máscaras hospitalares que não precisam ser descartadas logo após o primeiro uso, como a PFF2/N95 – que pode ser higienizada. Se conservada de maneira correta, pode ser utilizada por até 15 dias.

Como higienizar minha máscara de tecido

Após o uso, lave com detergente ou sabão, preferencialmente com água quente. Caso lave com água em temperatura ambiente, a máscara precisa ficar em água fervida por mais ou menos 1 minuto.

Para máscaras brancas, também é possível deixá-las de molho em uma mistura com 10% de água sanitária durante 30 minutos. Enxaguar bem antes de colocar para secar, para que a solução não fique no tecido.

Como higienizar minha máscara N95

Não é necessário a aplicação de nenhum produto na máscara, muito menos que ela seja lavada. Basta deixá-la em um local arejado, sem sol, entre 3 a 5 dias – pode até ser no seu varal.

Vale lembrar que caso a máscara esteja rasgada ou com aparência envelhecida, ela não deverá ser utilizada.

Sendo reutilizada ou descartável, o importante é o uso e descarte correto da sua máscara para que consigamos passar por esse período de forma saudável e agredindo da menor forma possível o meio ambiente.

Fontes: Historias do Mar | Secretaria da Saude | CNN Brasil | Akatu