Descubra os benefícios de lagos e mini lagos artificiais

2.164 Visualizações
Lago Paranoá, Brasília.
Lago Paranoá, Brasília. Foto: supclub

Quem gosta de contato com a natureza costuma sentir especial prazer quando está nas proximidades de fontes de água doce, como lagos. A aparência serena destas paisagens cria uma atmosfera relaxante, que auxilia na reflexão e no descanso. E, dependendo do caso, ainda é possível praticar esportes, como a natação e a pesca.

Nem todas as pessoas, porém, têm a sorte de morar perto de um lago ou riacho, principalmente quando a escolha é viver em grandes cidades. Nessas situações, uma opção é a construção de lagos ou mini lagos artificiais. Não estamos falando aqui de grandes construções financiadas por governos, como a do majestoso Lago Paranoá, em Brasília. Mas de lagos e mini lagos artificiais que podem ser construídos em residências, dando mais vibração a ambientes externos e valorizando projetos de paisagismo.

Nos chamados jardins japoneses, por exemplo, os mini lagos artificiais formam parte essencial. Aliados com outros elementos, como árvores de diferentes tamanhos, os lagos servem muitas vezes de morada para peixes, como as carpas. Na cultura japonesa, as carpas são consideradas símbolos de fertilidade e prosperidade.

Além do valor estético, os projetos paisagísticos que incluem lagos e mini lagos artificiais ainda auxiliam na manutenção da umidade local, criando ambientes mais agradáveis e saudáveis – sobretudo em áreas marcadas pelo clima seco. Em projetos mais sustentáveis, a água da chuva é captada, levada aos lagos e distribuída pelo jardim, auxiliando na irrigação das espécies vegetais dos arredores. Com água e plantas em abundância, animais também acabam sendo atraídos, como diferentes espécies de aves.

A construção de um lago artificial pede a contratação de um profissional ou empresa especializado, capaz de verificar as dimensões corretas, os equipamentos mais adequados e, ainda, prestar orientações sobre como fazer a manutenção das águas. Tudo para que o sonho de estar mais perto da natureza se realize da melhor maneira.

Lago artificial em Taiwan.
Lago artificial em Taiwan. Foto: wikipedia