Associação mundial ICLEI promove ações para um futuro sustentável

310 Visualizações
ICLEI
Foto: icleiglobal

A ICLEI (da sigla em inglês de Council for Local Environmental Initiatives) é uma entidade internacional criada em 1990 que agrega governos e entidades governamentais de diferentes países e regiões do mundo, em prol do desenvolvimento sustentável. Sua consolidação ocorreu quando representantes de mais de 200 governos locais de 43 países estiveram presentes no Congresso Mundial de Governantes Locais para um Futuro Sustentável, na sede da Organização das Nações Unidas, na cidade americana de Nova Iorque.

Atualmente, governantes de mais de 1.200 estados, cidades, povoados e seus associados em 84 países fazem parte do grupo de participantes da ICLEI. Além de facilitar a troca de experiências e informações entre os seus membros, a organização realiza uma série de ações e programas, tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável.

Estas ações oferecem consultoria técnica, treinamento e serviços de informação para iniciar e aprofundar os processos de capacitação e dão suporte direto a governantes locais na implementação de políticas e ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Desta maneira, a entidade espera alcançar resultados que partam do fortalecimento local, mas que ganhem dimensões globais, num momento em que a consciência em relação à sustentabilidade ganha importância e os dados alarmantes em relação ao futuro do planeta pedem uma ação imediata.

aquecimento ártico
Foto: revistapegn

No ano de 2003 os membros da ICLEI votaram pela revisão de sua missão, até então bastante focada na questão ambiental. Esta mudança aconteceu principalmente a partir de uma ampliação de visão, que percebe o desenvolvimento sustentável em seu caráter ambiental e, também em suas instâncias sociais, econômicas e culturais. Assim, além de buscar estar alinhada com resoluções internacionais sobre assuntos como as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade e o combate à desertificação, a ICLEI também detém suas preocupações às Metas do Milênio da Organização das Nações Unidas, de caráter majoritariamente social.