Ideias sustentáveis para você brincar no Carnaval

1.291 views
© Depositphotos.com / brebca Com dicas sustentáveis, é possível brincar no Carnaval com muita criatividade.

O Carnaval está chegando e milhares de foliões começam a se preparar para sair às ruas para curtir essa data tão animada. Porém, com a chegada da festa há um grande aumento na quantidade de lixo produzido nas ruas e a situação dos aterros e lixões começam a ficar assustadoras, causando diversos impactos ao meio ambiente e ainda gerando um alto custo na coleta seletiva para a prefeitura.

Entretanto, esse problema pode ser solucionado. Sabe como? Basta unir Carnaval e sustentabilidade! Nas cidades mais populares onde acontecem as folias, como em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, diversas iniciativas já estão sendo tomadas em prol do meio ambiente e dos catadores de lixo.

Para entrar nessa onda e deixar o Carnaval muito mais bonito, veja algumas dicas incríveis para curtir a folia sem abrir mão da diversão e sustentabilidade.

Chocalho com pote de Danoninho

Reprodução / Blog Inventando com mamãe Aprenda a fazer um chocalho para seu filho brincar no Carnaval.

A criadora do site Inventando com a Mamãe, Chris Ferreira, trouxe uma dica bem legal utilizando potes de Danoninho. Para fazer chocalho basta separar dois potinhos de iogurte, um palito de churrasco, cola ou durex, pincel e grãos de arroz, feijão, macarrão ou miçangas. Após separar todos os itens, basta furar os potinhos com o próprio palito, encha um deles com os grãos. Depois, una os dois potes com a cola ou durex e coloca que o palito de churrasco. Prontinho! Agora você pode sair pelas ruas para fazer bastante folia.

Máscaras de Emoji

Reprodução / Blog Alice and Lois Os emojis podem ganhar as ruas neste Carnaval.

Difícil achar quem não goste dos famosos emojis! E para curtir o Carnaval o blog Alice & Lois trouxe uma incrível dica para fazer máscaras caseiras no formato desses ícones. Para confecção será preciso cartolina amarela, marrom e vermelha, tesoura, cola e palitos de picolé. O primeiro passo é pegar uma tigela redonda para fazer um círculo e depois cortá-lo. Existem diversos formatos de emoji, o escolhido pelas autoras do blog foi o de coração nos olhos. Corte dois corações utilizando a cartolina vermelha e com a marrom faça a boca. Corte e cole-os no rosto do emoji. Por fim, cole atrás da máscara o palito.

Tambor Reciclado

Reprodução / Blog Kids Indoors Aprenda a fazer um tamborzinho para seus filhos brincarem no Carnaval!

Gisele Federizzi, autora do site Kids Indoors, trouxe uma dica bacana para fazer um tambor reciclado. Para criação do tambor, será preciso balão tamanho 8, rolo de fita adesiva vazio e tesoura. O primeiro passo é cortar o pescoço do balão. Depois use a parte de baixo para colocar na boca do rolo e pronto! Você já pode sair nos bloquinhos de rua fazendo bastante barulho.

Glitter caseiro

Reprodução / Blog Armário Orgânico Veja como fazer uma make sustentável para este Carnaval.

O site Armário Orgânico vem com uma ótima ideia para o Carnaval que não prejudica o meio ambiente. Para fazer o glitter ecológico caseiro vai ser preciso apenas dois ingredientes: sal e corante de alimentos. Basta colocar o sal em um pote e ir pingando aos poucos o corante da cor que preferir. Misture bem até atingir a tonalidade perfeita para você. Agora é só esperar de 3 a 4 horas e pronto! Seu glitter sustentável já pode ser usado para deixar o clima de Carnaval ainda mais legal.