Conheça 11 benefícios da fruta Pomelo para a saúde

4.067 Visualizações
Pomelo
istock.com / dla4 O pomelo possui um sabor amargo e menos adocicado e ácido que o limão.

Da família dos frutos cítricos — muito menos popular do que limão, laranja e tangerina —, o pomelo apresenta uma grande variedade de benefícios à saúde, proporcionais ao seu: só a árvore do pomelo, chamada de toranja, pode chegar a oito metros de altura, e o fruto chega a pesar até dois kg.

A espécie também é conhecida como cimboa ou laranja-natal, e não tem sua origem determinada. Há correntes que afirmam que o pomelo é originário da Ásia, mas naturalistas afirmam que ele é um híbrido da laranja doce e a pampelmusa, vindos do Caribe. A fruta é uma das mais versáteis em adaptação climática, podendo ser plantada em qualquer local, até mesmo nos que são considerados menos propícios a plantações.

A estrutura e sabor do pomelo

Por ser grande, esta fruta cabe em duas mãos e sua aparência se assemelha a uma grande laranja de cor mais amarelada ou esverdeada. A casca é espessa e precisa ser cortada para se chegar à polpa suculenta, com constituição semelhante à da tangerina, mas de cor mais escura com nuances de amarelo escuro até roxo.

O plantio do pomelo é mais indicado em épocas de chuva, mas também pode ser utilizada irrigação artificial para incentivar sua germinação. O completo desenvolvimento da fruta varia de acordo com o ambiente e forma de plantio, mas em geral vai de 11 a 13 meses, para colheita no Brasil nos meses de julho a setembro. Cada planta consegue oferecer cerca de 200 kg de frutas por colheita.

O sabor do pomelo é mais amargo e menos adocicado e ácido que o limão. É comida a polpa da fruta após tirar toda a casca, sendo diretamente consumida à mão ou em colheradas. Seu suco não é comum no Brasil, mas o pomelo é muito popular em países como Estados Unidos, onde é conhecido como grapefruit.

Benefícios do pomelo para a saúde

O pomelo, como todos os frutos cítricos, é rico em vitamina C, mas também possui outros importantes e essenciais nutrientes, que trazem grandes benefícios à saúde. É o caso do potássio, pectina e caroteinóides.

Quanto mais escura a cor da polpa, maior é a concentração de caratenóides, que proporciona o tom alaranjado da fruta e tem a função antioxidante no organismo humano. Sua ação ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, enquanto a vitamina C fortalece o sistema imunológico. Outrios importantes benefícios do pomelo para a saúde são:

  • Ajuda na digestão e no bom funcionamento dos órgãos do aparelho digestório;
  • Regulariza a pressão arterial, tanto a hipertensão quanto a pressão baixa;
  • Diminui as cólicas menstruais;
  • Ajuda na perda de peso por acelerar o metabolismo e, consequentemente, fazer com que aconteça maior perda calórica;
  • Previne o câncer;
  • Fortalece os ossos;
  • Auxilia no combate à anemia;
  • Estimula o sistema imunológico e previne doenças e infecções;
  • Diminui os sinais de envelhecimento;
  • Previne contra dores musculares;
  • Fortalece os dentes.