Aprenda como fazer uma horta suspensa

9.257 Visualizações
Horta Suspensa
Foto: aprendaavalorizar

O conceito da horta suspensa é totalmente ecológico, pois além de aproveitar pequenos espaços em casas, apartamentos, escritórios e escolas, visa o reaproveitamento de materiais que, se descartados inadequadamente, prejudicam o solo, a água e o ar.

Outra dica interessante é que essa forte tendência em paisagismo também proporciona uma alimentação mais saudável, já que hortaliças frescas possuem alto valor nutritivo.

Ter uma horta em casa não é difícil, mas exige um pouco de conhecimento para planejar o local e disciplina na hora de cuidar das plantas, para que elas se desenvolvam bem.

Como muitas pessoas hoje moram em locais com pouco espaço ou sem área verde, a alternativa é cultivar uma horta suspensa, cuja única exigência é um pouco de luz, ventilação e água. Se você tiver espaço para fazer um canteiro no jardim ou quintal será ótimo, mas também é possível cultivar sua horta em vasos e jardineiras, sejam no chão, na parede ou até no teto. Aprenda como fazer uma horta suspensa!

Você vai precisar de:

• Garrafas PET, latas, canecas, escadas de madeira (para hortas nas paredes ou teto);

• Caixotes de madeira, tijolos, vasos, potes (para hortas no chão);

• Arames, barbantes ou fios;

• Ganchos, parafusos ou pregos;

• Terra;

• Mudas e sementes.

Não importa qual recipiente você utilizará para fazer a sua horta suspensa: o importante é que todos eles tenham pequenos furos na parte de baixo para o escoamento da água.

Encha o recipiente com a terra até ao meio, depois coloque as mudas ou sementes escolhidas e complete com a terra, deixando um espaço de um a dois centímetros da borda (no caso das mudas, cubra somente a raiz).

Para as hortas que irão ficar apoiadas na parede, você pode utilizar telas de metal para amarrar as garrafas PET uma ao lado da outra ou uma acima da outra – o que nesse caso parece ser mais interessante, pois a água que escoar das mudas de cima podem ser aproveitadas pelas mudas que estão embaixo.

Horta Suspensa
Foto: reciclaearte

Você também pode utilizar escadas de madeira que não são mais usadas e colocar os potes ou vasos sobre os degraus, apoiando-a na parede. Essa é uma boa opção devido à mobilidade para quem mora em locais onde bate sol o dia inteiro na varanda, por exemplo. Assim é possível deixar as plantinhas expostas apenas o período necessário pra evitar o excesso de sol.

Caso você não tenha espaço no chão ou nas paredes, a opção é fazer três ou quatro furos na borda do recipiente que você estiver usando (garrafa PET, vasinhos, latas), amarrar fios ou arames nos furos e prende-los em ganchos no teto da lavanderia, por exemplo. Você economiza espaço e ainda deixa o ambiente mais alegre.

Se a sua horta suspensa ficar dentro de casa, onde não há local para a água escoar, lembre-se de encher os pratinhos com areia para evitar o acúmulo de água parada.