Veja alguns exemplos de arte sustentável

2.183 Visualizações
Arte sustentável
Arte sustentável de Anastassia Elias.
Foto: 123inspiration

No Brasil, após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, o incentivo à reciclagem vem aumentando. No mundo, o movimento para o desenvolvimento mais sustentável também é percebido, por meio de reuniões e ações realizadas por grandes nações e organizações.

Nesse sentido, artistas plásticos vêm transformando os resíduos em arte sustentável e fazendo sucesso com as suas criações. Os materiais reutilizados podem ser restos de ponte, resíduos eletroeletrônicos, papelão e plástico, entre outros.

O brasileiro Vik Muniz já faz parte do time de artistas responsáveis pela arte sustentável há muito tempo. Seu trabalho foi registrado no documentário Lixo Extraordinário. No entanto, há muitos outros brasileiros e estrangeiros, que reaproveitam o lixo e o utilizam como principal matéria prima de trabalho, transformando objetos descartados em obras de arte expressivas.

A pintora e ilustradora russa Anastassia Elias reproduz diferentes momentos do cotidiano das pessoas em tubos vazios de papel higiênico. A série completa pode ser encontrada no livro Roleaux, que conta com 67 trabalhos desta mesma técnica.

Já o paraibano Oceano Cavalcante transforma pet e papelão em figuras de humanos e animais. Os detalhes são por conta de bijuterias, fivelas e tampas de fogão. O artista tem como lema “preservar o meio ambiente fazendo arte” e se inspira no dia a dia com a família e religiosidade para criar suas obras.

Do Japão vem as técnicas e transformações de Sayaka Kajita. A artista cria figuras cheias de poesia a partir de peças de plástico descartáveis, como colheres e copos. Suas figuras são conhecidas pelas formas que dão a sensação de movimento.

Arte sustentável
Arte de Ann P. Smith. Foto: designaside

A americana Ann P. Smith faz arte com resíduo eletrônico. As peças são retiradas dos equipamentos e reutilizadas na montagem de esculturas-robôs, em forma de animais. A artista também grava pequenos clipes de stop-motion com os robôs, referência ao ciclo natural da terra.

O artista Wim Delvoye cria figuras a partir de pneus usados, transformando-os em objetos decorativos, cheio de detalhes feitos a mão. Ele também trabalha com botijões de gás e os transforma em objetos que se assemelham à porcelana pintada.