A utilização do pneu como matéria-prima no artesanato

1.151 Visualizações
Pneu
Foto: tutness

Os pneus podem se tornar um grande problema depois de usados, se não descartados da maneira correta. E nem todas as cidades possuem um local correto para deixá-los depois de seu uso. A grande quantidade dos resíduos descartados inadequadamente, resultantes do consumo deste material é um problema ambiental que, embora já haja diversas tentativas de minimizar o impacto gerado, ainda não é um assunto resolvido.

O acúmulo de pneus descartados no Brasil tem motivado a proposição de medidas amenizadoras dos impactos ambientais e isso está, cada vez mais, gerando conscientização ecológica na população. Uma das alternativas para diminuir o descarte incorreto do pneu no meio ambiente de maneira simples é reutilizando-o como matéria-prima.

Os resíduos de pneus são descartados em grandes quantidades no meio ambiente e podem ser encontrados com facilidade, principalmente em borracharias e oficinas que não sabem que destino dar a este material. As possibilidades de reutilização são muitas: na produção de móveis para a decoração da casa, chinelos, bolsas, cintos e até mesmo artesanato. Além de contribuir com o meio ambiente, você pode gerar renda a partir da venda destes artigos.

O pneu é um resíduo em abundância no meio ambiente que possui difícil decomposição, levando em torno de 500 anos para se decompor, dependendo das condições climáticas da região. Esta demora pode gerar problemas como a contaminação do solo, ar, água e proliferação de doenças.

O artesanato utilizando os pneus como matéria-prima apresenta uma das formas mais criativas e sustentáveis de mudar a decoração dos ambientes e possibilita a economia nas compras de novas peças decorativas. Este material possui uma estrutura resistente, prática e capaz de oferecer sustentação para a fabricação de móveis como puffs, banquinhos, suporte de plantas, luminárias, entre outros objetos charmosos que não passam despercebidos aos olhos de quem os vê. Existem muitas formas de usar pneus velhos na decoração de sua casa, mas antes de trabalhar com técnicas artesanais é importante lavar as peças e remover todos os resíduos.

É muito importante que a população se conscientize da necessidade do reaproveitamento ou descarte correto de qualquer tipo de resíduo, pois o aumento vertiginoso na geração é uma grande preocupação na sociedade moderna. Entre os resíduos, estão os pneus inservíveis que devido à significativa quantidade existente no mundo transformou-se em um sério problema ambiental.

Artesanato com pneu
Foto: mundocerto