Como ter um Natal sustentável

305 views

Seja com as decorações, a ceia ou os presentes, existem muitas maneiras de promover uma festa sustentável

O Natal é uma data para a confraternização e, para isso, nós não precisamos causar impactos negativos no planeta. Com um pouco de esforço e imaginação, é possível reduzir o consumo desnecessário, promovendo uma festa alegre e ambientalmente sustentável.

1. Se for comprar, escolha produtores locais

Valorize as lojas do seu bairro neste Natal. Além de apoiar pequenos negócios independentes, confeiteiros ou artesãos, você provavelmente fará descobertas de produtos incríveis, que não encontrará em nenhum outro lugar.

Apoiar pequenas empresas é uma atitude sustentável porque ajuda a impulsionar uma economia local.

2. Escolha presentes feitos de fontes recicladas

Muitos indivíduos e pequenas empresas desenvolveram produtos excelentes usando materiais reciclados. Apoiar essas empresas ajuda a reduzir o impacto no planeta, ao mesmo tempo que promove o conceito de fazer o melhor uso dos materiais disponíveis.

3. Faça algo para presentear

Outra ótima maneira de contribuir com o meio ambiente – e ainda economizar algum dinheiro – é fazer os seus próprios presentes. Se você adora cozinhar, costurar ou pintar, por exemplo,  por que não aproveitar este dom e ser criativo nesta temporada? O melhor de tudo é que você poderá colocar a sua própria marca em cada presente.

4. Transforme uma planta em árvore de Natal

Algumas plantas que você tenha em casa podem ser enfeitadas com luzes e bolas, oferecendo uma opção de decoração moderna e ao mesmo tempo sustentável. Aproveite esta ideia e deixe a sua criatividade falar mais alto!

5. Evite brinquedos que promovam a violência

Há muita violência no mundo e alguns jogos de videogames é muito preocupante. Lembre-se de que o tema do Natal é “Paz na Terra”. Busque alternativas de brinquedos e jogos que são divertidos e ao mesmo tempo estimulem a criatividade de forma positiva.

6. Desligue as luzes antes de ir dormir

É simplesmente um desperdício de energia deixar as luzes de Natal acesas à noite, depois que todos vão dormir. Desligue à noite e volte a ligar apenas quando anoitecer.

7. Reutilize as decorações natalinas e solte a imaginação

A menos que os seus enfeites estejam danificados ou quebrados, procure sempre reutilizá-los a cada ano – e eles nem precisam estar em sua árvore. Você pode usar como itens decorativos garrafas vazias com luzes, caixas de papelão vazias embrulhadas com papel pardo (que pode ser reaproveitado depois) ou ainda criar enfeites com cascas de laranja, como este da foto.