Produção de leite vegetal tem menos impacto ambiental do que leite de vaca

130 Visualizações

Até chegar à sua mesa, o tradicional leite de vaca passa por processos que trazem impactos negativos ao meio ambiente, maiores do que os ocorridos durante a produção do leite vegetal.

Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostra que a produção de um copo de leite de vaca gera quase três vezes mais emissões de gases do efeito estufa do que qualquer alternativa vegetal.

O leite de vaca também consome maior quantidade de água para ser produzido. Para cada litro, são necessários 1.000 litros de água, o que equivale a cerca de sete banhos.
Apesar de também levarem água em sua composição, os leites vegetais precisam do recurso em menor quantidade. Um copo de leite de amêndoa, por exemplo, demanda 74 litros de água. O leite de arroz precisa de um pouco menos: 54 litros de água para resultar em um copo.

Efeitos sobre o clima

Quando a questão é relacionada às mudanças climáticas, que impactam sobremaneira o meio ambiente, os efeitos da produção de leite de vaca variam de região para região. Na América Latina, Caribe e África, por exemplo, ficam acima da média global na emissão de gases poluentes para a produção de um copo de leite.

Para essa constatação, são levadas em conta as emissões da agropecuária, transporte, embalagem e o processamento. Nos locais onde a alimentação do gado teve impacto no desmatamento, esse ponto também foi incluído na análise.

A produção de alimentos é responsável por um quarto de todas as emissões de gases do efeito estufa produzidas pelo ser humano, contribuindo para o aquecimento global, segundo os estudos da Universidade de Oxford. As emissões de gases do efeito estufa do leite são cerca de 30 vezes maiores do que as pessoas estimam.

Leite vegetal caseiro

Usando apenas um liquidificador, você pode preparar variados tipos de leite vegetal. É importante conservar sempre o produto na geladeira. A duração média dos leites vegetais caseiros é de 3 dias. Se aquecer, não deixe ferver, pois pode talhar.

Para fazer um leite de aveia, você vai precisar de 1 xícara de aveia em flocos e 2 xícaras de água filtrada ou mineral. Deixe de molho por 2 horas, bata no liquidificador e coe.
Outro tipo de leite, o de amêndoas, leva 1 xícara de amêndoas cruas (descascadas e sem sal) e 2 copos de água filtrada. Deixe de molho de 8 a 12 horas e escoe, descartando a água desse período. Bata no liquidificador com 2 copos de água filtrada ou mineral e coe de 2 a 4 vezes.

Se feito de arroz, os ingredientes são 150g (1 xícara) de arroz integral cru e 10 a 12 xícaras de água filtrada. Cozinhe o arroz na água em fogo médio por cerca de 15 minutos. Bata o arroz com a água do cozimento no liquidificador, pulsando de 4 a 5 vezes, bem rápido, para quebrar os grãos e liberar o leite. Coe e sirva. Se preferir, adicione 1 fava de baunilha no momento do cozimento, para dar um toque extra de sabor.