Como fazer miniestufas para plantas

880 Visualizações
Fonte: 3.bp.blogspot.com/ As estufas ajudam a proteger a planta das mudanças de temperatura e insetos.

Com o objetivo de acumular e conter o calor em seu interior, as estufas são uma ótima opção para quem gosta de ter muitas plantas em casa. O modelo possibilita um crescimento saudável das mudas, já que as mesmas são protegidas das mudanças bruscas de temperatura e também de alguns insetos.

Existem vários tipos de estufas, desde as pequenas, que podem ser montadas em casa, até aquelas enormes, utilizadas em plantações, fazendas e grandes jardins. Para manter as mudas sempre saudáveis e bonitas, confira abaixo como fazer miniestufas para as suas plantas.

Você vai precisar de:

• Garrafa pet de 2L
• Faca afiada
• Tesoura

Passo a passo

1. Primeiramente, remova o rótulo da garrafa mergulhando-a em um recipiente com água morna e detergente por 10 minutos. Após o processo, tenha certeza de que não há qualquer acúmulo de água do interior da garrafa e seque a parte externa com um pano seco e limpo.

2. Com a faca, faça um furo a aproximadamente 7,5 cm a partir do fundo da garrafa e use uma tesoura afiada para remover a base – é importante que o corte seja reto.

3. Coloque, então, a garrafa sobre o topo da planta – em casos de vasos maiores ela pode ficar encaixada na borda. Coloque a planta e a miniestufa em um lugar exposto à luz solar, mas que não tenha um contato direto. Para garantir a circulação correta e eficiente do ar, retire a tampa da garrafa.

4. Pronto! Assim que o ar no interior da garrafa esquenta, começa a evaporação e a umidade permanece no local. Quando a temperatura baixar, essa umidade cairá e voltará ao solo.