Alimentos orgânicos na merenda das escolas municipais de SP serão obrigatórios por lei

611 views
Fonte: Flickr / GOVBA Além de tornar a alimentação mais saudável, a medida beneficia a agricultura familiar.

O projeto de lei que torna obrigatória a presença de itens provenientes de hortas orgânicas foi aprovado em São Paulo no dia 11 de fevereiro. O projeto é de autoria do vereador Nabil Bonduki.

O projeto dá prioridade para alimentos oriundos da agricultura familiar. Esses alimentos virão da própria zona rural paulistana. “Isso visa o fortalecimento da agricultura familiar paulistana e a conversão da agricultura tradicional para a orgânica, conforme dispõe o Plano Diretor Estratégico”, afirmou Bonduki.

Em 2014, a prefeitura de São Paulo começou a compra de arroz e banana orgânicos produzidos por agricultores familiares do Vale do Ribeira. Medidas como essa visam uma alimentação mais saudável, sem a presença de agrotóxicos e estimulam a produção orgânica e a agricultura familiar da região.

A discussão do projeto começou em maio de 2013, na Semana da Agroecologia realizada na Câmara Municipal. Ela foi aprimorada após duas audiências públicas e inúmeros debates. Agora o projeto aguarda apenas a sanção do prefeito Fernando Haddad.