Construtora adota projeto socioambiental no Maranhão

444 Visualizações
São José de Ribamar, Maranhão
São José de Ribamar, Maranhão.
Foto: saojosederibamar

Ciente de sua responsabilidade socioambiental, a empresa Damha Urbanizadora e Construtora, pertencente Grupo Encalso Damha, fundado em 1964, que atua no setor de construção, decidiu ajudar a requalificar a vila dos pescadores da praia de Araçagy, na cidade de São José de Ribamar (Maranhão), aldeia próxima a uma obra desenvolvida pela companhia. Com um investimento de 45 mil reais, o empreendimento agiu com o intuito de valorizar e impulsionar a autoestima da comunidade.

Conduzido por Fernanda Toledo, gerente de relacionamento, o projeto chamado de “Ações Sustentáveis Transformando Vidas” diagnosticou 40 famílias vivendo em casas de palafita erguidas há 40 anos e em áreas de proteção ambiental, ocasionando a emissão de poluentes à natureza e proporcionando condições de vida precárias. Embora a corporação não pudesse realocar o povoado, ação que compete ao Governo, a Damha Urbanizadora e Construtora disponibilizou atividades para difundir noções de ecologia no vilarejo e minimizar os danos ambientais.

A construtora conseguiu sensibilizar os moradores da região que passaram a conservar o meio ambiente e cultivar sua própria fonte de renda por meio da organização de programas de restauração das casas com tábuas e tintas novas, aulas de educação ambiental, apoio à agricultura local e criação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos sólidos.

Com esta iniciativa, a empresa Damha Urbanizadora e Construtora foi contemplada com o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil, criado pelo Instituto Mais, em 2013.

Empresa: Damha Urbanizadora e Construtora

Ação: “Ações Sustentáveis Transformando Vidas”

Responsável: Fernanda Toledo