O consumo sustentável

3.437 Visualizações
Produtos naturais
Foto: manualmasculino

Vivemos em uma sociedade de consumo em que comprar e vender faz parte do cotidiano. O problema é que geralmente não percebemos que esse simples ato pode ter reflexos negativos sobre o meio ambiente.

O consumo está determinado por diversos fatores, dentre eles podemos destacar os aspectos culturais, valores, atitudes e educação. Tais aspectos, dentre outros, se difundem por meio da família, escola, amigos e meios de comunicação. Nenhuma pessoa está fora de tais influências. Especificamente no que se refere ao consumo, cada grupo social se conforma e compartilha crenças comuns e gerais, consumindo determinados produtos ou serviços para satisfazer suas necessidades.

A industrialização crescente permitiu um aumento excêntrico no consumo de produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da poluição. Para conter os danos ao meio ambiente de uma produção não sustentável e garantir a sobrevivência das futuras gerações, a sociedade moderna terá de reformular alguns hábitos de consumo.

A ideia de consumo sustentável é a de promover a reflexão dos hábitos da população, despertando a consciência ecológica. Nesse sentido, o consumidor deve adquirir somente o que for necessário para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência, evitando, portanto, a aquisição de produtos supérfluos e o desperdício, contribuindo dessa forma para a preservação ambiental.

A consciência ambiental da população tem estimulado o mercado a levar em conta implicações ambientais dos produtos desde sua elaboração. Hoje, quase todas as empresas querem aparecer como protetoras do meio ambiente. No entanto, nem sempre isso reflete uma verdadeira preocupação da empresa em melhorar seus produtos do ponto de vista ambiental.

O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantirão o emprego decente aos que os produzirem, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. Significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas.

coleta seletiva
Foto: ColetivoVerde

Sustentar significa pensar no futuro e nos recursos naturais que possuímos. Esse é um dos principais elementos para se atingir o desenvolvimento sustentável, proporcionando recursos naturais em quantidade e qualidade às futuras gerações. Portanto, é essencial que seja evitado o desperdício, havendo o controle no consumo de água e energia elétrica, sendo necessário colocar em prática a política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), além de adquirir produtos de qualidade e que em sua produção não tenha ocorrido a destruição dos recursos naturais.

Então, o que podemos dizer sobre o desenvolvimento é que muitas atitudes ainda devem ser tomadas, temos que nos preocupar com o nosso futuro e nas próximas gerações, trazendo melhor qualidade de vida e minimizar o uso de recursos naturais e materiais tóxicos, bem como as emissões de resíduos e poluentes ao longo de seu ciclo de vida, de forma a não colocar em risco as necessidades das gerações futuras.