Conheça as 10 mulheres mais poderosas no campo da sustentabilidade

1.896 views
Fonte: Depositphotos

Conceito em constante crescimento, a sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes atualmente. No intuito de reverter o atual cenário, a ideia é conseguir equilibrar o atendimento às necessidades humanas e o aproveitamento responsável dos elementos naturais do planeta. Assim, as gerações futuras poderão desfrutar das mesmas condições encontradas hoje em dia.

Ao mesmo tempo, outra luta importante que ganha ainda mais força na atualidade é a da busca pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.  A partir da invenção da pílula anticoncepcional, na década de 1960, as mulheres se lançaram ao mercado de trabalho e hoje despontam com posições influentes e de grande responsabilidade, tanto no cenário corporativo, como no político e engajado, em questões de grande importância para a humanidade.

Por conta disso, a revista GB&D compilou uma lista com as 10 das mulheres mais poderosas e influentes quando o assunto é a sustentabilidade e a boa relação com o meio ambiente. Confira a seleção.

Hillary Clinton

Ex-primeira dama e Secretária de Estado do primeiro mandato do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, Hillary Clinton é um dos nomes mais fortes da política norte-americana. Ela é conhecida por ter participação em grandes avanços nos âmbitos da saúde pública e da política energética de seu país. Grande defensora do movimento de líderes femininas no mundo, Clinton foi uma das responsáveis pela criação da Secretaria de Recursos Energéticos do Departamento de Estado Americano, aliando a tecnologia, o investimento privado, e a boa governança para estabilizar o setor da energia.

 

Rochelle Routman

Nome pouco conhecido no Brasil, Rochelle Routman é a Diretora de Sustentabilidade do Mohawk Group, uma grande empresa de carpetes dos Estados Unidos. Ela tem quase três décadas de experiência na condução de programas de sustentabilidade, tanto na indústria privada, quanto no setor de serviços públicos.

Beth Heider

Como Diretora de Sustentabilidade, Beth é responsável pelo cumprimento da agenda de sustentabilidade da construtora multinacional Skanska. Em 35 anos de carreira, ela apresentou trabalhos sobre construções eco-eficientes em cerca de 150 conferências internacionais. Uma das dez mulheres chamadas “pioneiras na construção verde” pelo Green Economy Post, Heider atuou por seis anos no Conselho de Construções Verdes dos EUA, o qual presidiu em 2012.

Cindy Ortega

Diretora de sustentabilidade e vice-presidente da divisão de sustentabilidade corporativa da MGM Resorts International, Cindy Ortega é a responsável por diminuir o impacto de receber de milhares de turistas por ano em 17 hotéis. No cargo desde 2006, ela conseguiu reduzir a demanda de energia da rede de resorts em 10%. Além disso, criou o MY Green Advantage, um programa para os funcionários da MGM, no qual eles ganham pontos pela incorporação de práticas “verdes” em seu dia a dia, como a diminuição do consumo de água.

Amanda Sturgeon

Por mais de uma década, Amanda Sturgeon tem sido uma líder no campo da construção sustentável. Trabalhando nos setores público e privado ao longo de sua carreira, Sturgeon foi importante ajudando convencer clientes e colegas de abraçar o design de eficiência energética. Atualmente, ela exerce o cargo de diretora executiva do International Living Future Institute, uma organização responsável por uma das mais importantes certificações verdes para construções.

Arielle Bertman

Arielle Bertman é líder de investimento em energia renovável na equipe Operações de Negócios Verdes do Google. O esforço de Arielle levou o Google a uma série de investimentos em grandes projetos de energia renovável, que agora totalizam mais de US$ 700 milhões.

Bea Perez

Como diretora de sustentabilidade da Coca-Cola, Bea criou uma série de objetivos a serem alcançados até 2020 pela empresa, incluindo a melhoria da eficiência da água em 25%, a reposição de 100% da água utilizada, a recuperação de 75% das garrafas e latas produzidas em países desenvolvidos, e o apoio a pequenas fazendas sustentáveis.

Daniele Horton

Daniele Horton é fundadora da Verdani Partners, uma empresa especializada na construção e reformas sustentáveis de edifícios. Horton tem mais de 15 anos de experiência em sustentabilidade, mercado imobiliário, gestão de projetos e arquitetura.

Robyn Beavers

Vice-Presidente de Inovação da NRG Energy, empresa que fornece energia para mais de 40 milhões de casas, Robyn Beavers é responsável pelos painéis solares no topo sede do Google, além de liderar diversos projetos na área da sustentabilidade, envolvendo grupos corporativos nos Estados Unidos.

Leisha John

Diretora de sustentabilidade ambiental da Ernst & Young nas Américas, Leisha John é responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias para a redução do impacto sobre o meio ambiente da empresa. Com 152 mil funcionários em todo o mundo, a Ernst & Young é uma das maiores organizações de serviços profissionais do planeta, e líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e consultoria.