Artesanato criativo com papel reciclado

3.276 views
Caderno de papel reciclado
Foto: Site depapelreciclado.com

O artesanato é uma opção interessante para a utilização de materiais reciclados, por meio dele é possível reaproveitar os resíduos para produzir novos objetos e dar uma nova utilizada ao “lixo”. Vale destacar que o artesanato virou também uma tendência e têm sido bastante usada e comercializada. A prática é bem vista, já que, além de ter um baixo custo, auxilia no reaproveitamento de materiais recicláveis.

Dentre os diversos produtos disponíveis, o papel é uma boa opção para artesanato, já que o produto pode ser facilmente reciclado, de maneira caseira, tem baixo custo e após o processo pode-se criar diversas opções de artesanato.

Para fazer papel reciclado é necessário juntar todo o papel usado, picá-lo e colocá-lo em um recipiente com água por aproximadamente 24 horas. Após isso, basta pegar a massa resultante e batê-la no liquidificador até formar uma mistura homogênea. O líquido resultante deve ser despejando em uma bacia, onde posteriormente, é necessário mergulhar uma tela de arame com pequenos furos e espalhar a massa de maneira uniforme nesse molde. Depois deve-se virar a tela em um pano para assim o papel secar e depois de algumas horas você já terá o seu papel reciclado.

Papel Artesanal
Foto: Ciudadbarcelona

Com esse papel já reciclado há diversas opções para seu aproveitamento, como a utilização dele para a elaboração de trabalhos manuais diferenciados. No artesanato, com papel reciclado é possível fazer cadernos, blocos de nota, cartões, cestos, caixas, porta-retratos e outros produtos.

Caderno de papel reciclado
Foto: pitile

Para fazer um caderno com papel reciclado é necessário juntar as folhas do papel que você já reciclou, juntar as folhas e cortá-las no tamanho desejado, para montar o caderno. A capa pode ser decorada de acordo com sua preferência. Já para a elaboração de cartões, basta pegar o papel que foi reciclado, cortar de um tamanho específico e depois decorá-lo com enfeites.

Há também a opção de criar uma tigela de papel reciclável, na qual você realiza o processo da reciclagem do papel que já foi explicado, porém, na hora que você chegar na etapa da mistura homogênea, deve-se colocar essa mistura em uma peneira de malha com um pouco de óleo, espalhando uniformemente pela superfície. Na próxima etapa, deve-se deixar a água escoar, o papel deve ficar por três ou quatro dias nessa peneira para que ele seque e tome a forma da peneira.

É possível usar da criatividade e assim, desenvolver um artesanato criativo com papel reciclado, basta você escolher o produto que deseja criar e soltar sua criatividade.