Jardim vertical oferece qualidade de vida

1.097 Visualizações

Além de deixar o ambiente mais bonito, ter um jardim traz série de benefícios que propiciam melhor qualidade de vida. E falta de espaço não é problema: a solução está no jardim vertical.

Belas plantas podem ser alocadas em paredes e muros. Basta usar blocos cerâmicos específicos ou a combinação de vasos meia-lua presos a telas metálicas para montar o jardim vertical. Praticidade que proporciona beleza e variadas vantagens. Conheça algumas delas:

Isolamento térmico

O jardim vertical protege contra as altas temperaturas no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno.

Redução de gastos energéticos

A ação melhora a eficiência energética do imóvel, em função da redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração.

Sem poluição sonora

A vegetação absorve e isola ruídos. A superfície verdade bloqueia sons de alta frequência e, dependendo da composição de sua base, pode bloquear ruídos de baixa frequência.

Ar mais puro

As plantas desempenham o papel de filtros naturais, capazes de despoluir e purificar o ar. Dessa forma, auxiliam na saúde, ajudando na prevenção de problemas respiratórios, alergias e irritações de pele.

O poder que determinadas plantas têm em eliminar substâncias tóxicas do ar como benzeno, formaldeído, amoníaco, xileno, entre outros, foi comprovado em um estudo feito pela NASA em 1989.

Maximiza espaços

Os jardins verticais são uma ótima forma de maximizar o espaço limitado e recuperar locais ao transformar algo vazio em um elemento esteticamente agradável e criativamente estimulante. Arquitetos costumam dizer que eles são como uma tapeçaria natural.

Drenagem

A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo a necessidade de escoamento, além de filtrar os poluentes dessas águas.

Redução de estresse e mais produtividade

Segundo estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, pessoas que trabalham em um ambiente com plantas são 12% mais produtivas e menos estressadas.

Biodiversidade

Quando instalado em áreas externas, o jardim vertical também se torna um local atrativo para a visita de pássaros e borboletas. Vale fazer uso de espécies nativas, como columeia, lantana, peperômia, azulzinha e guaimbê.