Desperdício de Alimentos: Confira dicas de como conservar os alimentos por mais tempo

398 Visualizações
© Depositphotos.com/Elena777 Alimentos.

Um dos maiores problemas da sociedade atualmente é a fome. Há várias pessoas no mundo em situação de miséria crítica e que não tem o que comer para passar o dia. O volume de alimento produzido é o suficiente para abastecer a demanda do planeta, porém, a chave desta questão está, justamente, na concentração da comida nas mãos – ou estômagos – de poucas pessoas. É aí onde entra o desperdício de alimentos. Além de todo o problema da logística falha de levar os produtos até os consumidores, os próprios compradores acabam se descuidando e deixando alguma parte da comida que compraram estragar.

Confira algumas dicas de como conservar os alimentos por mais tempo em sua casa. Repare que um pouco mais de organização, tanto na hora de comprar, quanto na hora de estocar pode te ajudar a gastar menos.

– Quando comprar alimentos novos, não empurre os mais velhos para o fundo da geladeira ou da despensa. Aplique o conceito do FIFO, First in First out, ou seja, o primeiro a entrar é o primeiro a sair. Assim, você estará se certificando que os produtos com menos tempo de validade sejam facilmente vistos e consumidos.

– Procure armazenar os alimentos que estragam mais facilmente nas partes mais claras da geladeira. As partes mais escuras são as mais propícias para estragar produtos.

– Abandone o conceito da “compra do mês”. Vá ao mercado toda semana, deste modo, você evita que muitos alimentos fiquem estocados e esquecidos.

– Sempre observe a data de validade dos alimentos.

© Depositphotos.com / Raia23 Alimentos.

– Prepare uma lista de compras. O planejamento é parte crucial de uma política sem desperdícios. Calcule quantas refeições serão preparadas com as compras e a quantidade de alimento necessário para a concepção delas. Não deixe de levar em conta os produtos que você já tem em casa.

– Planeje o cardápio da semana com os alimentos que você encontra em casa. Se faltar algum produto, vá ao mercado e compre apenas o necessário.

– Mantenha sua geladeira e despensa sempre limpos. Faça uma “faxina” pelo menos uma vez por mês para separar os alimentos estragados dos bons.