5 ideias de presentes sustentáveis para o Dia dos Pais

151 Visualizações

O dia dos pais está aí e você ainda não sabe o que dar de presente? Confira a nossa lista com cinco opções sustentáveis que vão agradar em cheio!

 

Você ainda não sabe o que vai dar para o seu pai no próximo domingo? Que tal aproveitar a ocasião e escolher algo sustentável? São muitas opções, que vão desde produtos feitos com materiais ecologicamente corretos ou até mesmo algo feito em casa. O que vale é demonstrar o seu carinho sem deixar de lado a preocupação com o planeta.

 

Presentes duráveis de bambu

De talheres a aparelho de barbear: hoje em dia é possível encontrar inúmeros produtos feitos em bambu. Utilizado desde os tempos mais remotos, este material está super em alta, graças à sua beleza, flexibilidade e resistência. Se o seu pai segue a linha gourmet ele vai adorar ganhar travessas, tigelas, espátulas e jogos de talheres em bambu. Se ele se interessa por arquitetura e decoração, é possível encontrar vasos cadeiras e floreiras feitos neste resistente material. O lado bom do bambu é que, além de durável, o material é 100% biodegradável e não polui o planeta, podendo até ser plantado após seu descarte sem agredir o meio ambiente.

 Presenteie com conhecimento

Facilitar o acesso ao conhecimento também é uma forma sustentável de presentear. Por isso, dê ao seu pai um curso on-line ou mesmo presencial de algo que ele se interesse: pode ser um curso de idioma ou mesmo algum workshop de bioconstrução, culinária, fotografia etc. Livros também são uma ótima dica! Neste caso, visite os sebos da sua cidade, certamente você vai encontrar algo que vai agradar e ainda colocará em prática a Reutilização, que é um dos 3 Rs da sustentabilidade.

Faça algo com o que você tem em casa

Sabe aqueles CDs que você não usa mais? Eles podem virar lindos porta-copos ou móbiles, decorados com pedras, tecidos e o que mais a criatividade mandar. Garrafas vazias de vinho ou uísque podem ser transformadas em vasos ou luminárias. Pneus podem servir como base para floreiras. Um disco de vinil pode virar um relógio de parede… são muitas opções! Basta olhar o que você tem em casa e que não usa mais e colocar as mãos à obra!

 Seu pai na moda sustentável

Para quem gosta de presentear com roupas, o mercado da moda sustentável oferece opções lindas e de qualidade. Geralmente são produtos feitos com o reaproveitamento ou a reciclagem de materiais. Camisetas feitas com malhas de garrafa PET, algodão orgânico ou bambu são algumas alternativas. Há também bolsas feitas com lona de caminhão, extremamente resistentes e impermeáveis.

Luzes que acendem a apagam sozinhas

O seu pai reclama muito das luzes acesas pela casa? Isso pode ser resolvido facilmente com sensores de presença para iluminação. Este recurso é ideal para áreas como corredores, quintal, varanda e lavanderia. Se for aliado às lâmpadas de LED a economia será ainda maior. Esse tipo de iluminação pode representar uma economia mensal de até 75%. Um presente que deixará o seu pai bem feliz!