SP autoriza transporte de bicicletas em ônibus superarticulados

320 Visualizações
SECOM/ Cesar Ogata Iniciativa quer incentivar a população a usar transportes alternativos.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) anunciou a decisão que autoriza o transporte de bicicletas nos ônibus que fazem parte do sistema de transporte coletivo municipal da capital paulista. De acordo com a assessoria da SP Trans, a nova autorização é válida somente para veículos superarticulados, também conhecidos como “ônibus sanfonados”, que contam com uma frota de 830 unidades operando por toda São Paulo.

Para embarcar no ônibus, o ciclista deve entrar com sua bicicleta pela porta traseira ou central e fixá-la antes que o motorista prossiga com a viagem. Cada passageiro tem direito a transportar somente uma unidade por viagem. Para os interessados nesta nova opção, importante destacar que, a princípio, as bikes estão liberadas para circulação em horários estratégicos da rotina.

Em dias úteis, das 10h01 às 15h59 e entre 19h01 às 5h59. Aos sábados, a partir das 14h. Já aos domingos e em feriados o embarque será liberado em qualquer horário. Em todos os casos, o passageiro não paga nenhuma taxa extra pela bicicleta. Conforme divulgou em seu site oficial, a prefeitura confirmou que a decisão, publicada na portaria nº 032/16-SMT.GAB no último dia 07 de maio, entrará em vigor em 180 dias.

A iniciativa tem como principal objetivo estimular a população ao uso de transportes alternativos, fazendo com que São Paulo ganhe uma nova válvula de escape contra os grandes engarrafamentos rotineiros – sem falar na importância das bicicletas como uma nova solução sustentável. Juntamente com a grande novidade, a Prefeitura projeta a extensão dos quilômetros de ciclovia espalhados pela cidade, que hoje somam 412,6 km.