Relatório revela que veículos emitem menos poluentes

296 views
MMA Carros.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, em junho, o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores 2013, que apresenta o total de poluentes emitidos no Brasil pelo transporte rodoviário, incluindo automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas.

A primeira edição da publicação aconteceu em 2011 e tinha como objetivo contribuir para a implantação e acompanhamento dos resultados do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), instituído pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar).

O estudo de 2013 surpreendeu os especialistas ao apontar que, apesar do aumento de 100% a frota de automóveis nos últimos 10 anos em todo o país, houve uma redução de poluentes. As emissões de monóxido de carbono (CO) e de hidrocarbonetos não-metano (NMHC), por exemplo, tiveram queda de 52% e 45,1%, respectivamente.

Este ano, o inventário trouxe cálculos mais aprimorados e ampliação do escopo da ferramenta. Além disso, apresenta uma série histórica das emissões, que compreende um período entre 1980 a 2012.

Também foram inventariadas as emissões de material particulado por desgaste de pneus, freios e pista, contribuindo para maior aprofundamento sobre o tema e permitindo estudos mais direcionados.

De acordo com responsáveis do governo, a diminuição constante das emissões no Brasil confirma a eficiência das medidas e políticas tomadas, que vem exigindo da indústria inovação em motores e combustíveis de modo que sejam, cada vez mais, sofisticados e sustentáveis.

cassimano Trânsito em SP.

A estimativa do Ministério é de que as emissões diminuam ainda mais, com o aprimoramento e implementação de novos programas que visam maior eficiência e redução.

O documento é considerado uma importante ferramenta de subsídio à políticas públicas brasileiras, já que serve como base de informação. No entanto, é preciso que as medidas sejam implantadas, também, a nível estadual, já que a frota não para de aumentar. Dentre as alternativas propostas pelo Ministério, estão os programas de inspeção e manutenção veicular.