5 celebridades que lutam pela preservação do meio ambiente

5.564 views
Famosos usam sua popularidade para propagar mensagens sustentáveis.

A cada dia milhões de pessoas no mundo estão aderindo às causas em prol do planeta, defendo o meio ambiente e tentando conscientizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável.

Hoje vemos iniciativas que visam cuidar e achar uma resposta para combater crimes ambientais como poluição, desmatamento, enchentes e muitos outros. E para lutar e desenvolver ações que colaborem para a solução desses problemas não são necessários apenas as ações de líderes políticos e de grandes corporações, mas a população também tem que correr atrás do prejuízo e salvar o meio ambiente.

Muitas celebridades abraçaram a causa e vêm lutando por um planeta mais sustentável. Conheça cinco pessoas que fazem a diferença:

Reprodução / Instagram Leonardo DiCaprio

Um dos defensores mais fervorosos do meio ambiente, Leonardo criou uma fundação com o seu nome, com o intuito de buscar soluções para as questões mais urgentes, como aquecimento global, uso de fontes renováveis e a preservação de animais com risco de extinção.

Em 2013 recebeu o título de “Líder Ambiental”, concedido pela associação ambiental global Green USA, além de coproduzir alguns documentários sobre o aquecimento global, como “11th Hour”, “Global Warning”, “Water Planet” e “Cowspiracy”.

Esse ano ao receber o Oscar de Melhor Ator pelo seu papel em “O Regresso”, Leonardo DiCaprio reafirmou seu engajamento em defesa do meio ambiente e alertou sobre as consequências do aquecimento global: “Precisamos trabalhar coletivamente e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes do mundo todo que não falam pelos grandes poluidores e grandes corporações, mas que falam por toda a humanidade, pelos povos indígenas do mundo, pelas bilhões e bilhões de pessoas desamparadas que serão as mais afetadas por isso, pelos nossos netos e pelas pessoas que tiveram suas vozes afogadas pela ganância política.”

Reprodução / Instagram Cate Blanchett

A atriz é uma espécie de estrela recruta para a causa ambiental. Forte entusiasta das discussões sobre mudanças climáticas, há quatro anos Cate se comprometeu a reduzir sua pegada de carbono e, para que isso acontecesse, instalou painéis de energia solar em sua casa, reduzindo 20% de seu consumo doméstico de água e luz.

Em 2011 gastou US$ 10 milhões para tornar sua mansão em Sydey mais ecológica. Uma das principais figuras no comando da Hora do Planeta na Austrália, projeto que incentiva as pessoas a desligarem as luzes de suas casas e comércios por 60 minutos, a atriz tem participação ativa em manifestações em prol do meio ambiente.

Reprodução / Instagram Angelina Jolie

Para eles não basta a fama, eles querem cuidar do meio ambiente e torná-lo mais sustentável. Brad Pitt e Angelina Jolie financiaram um concurso para a construção de 20 moradias sustentáveis, destinadas às vítimas do furacão Katrina, em Nova Orleans.

A atriz também mostrou a sua generosidade em favor da natureza, doando US$ 5 milhões para criação de um santuário ecológico no Camboja, ao longo dos próximos 15 anos.

Reprodução / Instagram Daryl Hannah

A atriz de sucessos como Splash e Kill Bill é uma das principais ativistas de Hollywood. Ela possui um blog que dá dicas de vida sustentável e organiza várias manifestações em prol do meio ambiente. Em 2011 veio ao Brasil para fazer uma palestra sobre sustentabilidade durante o festival SWU.

Daryl Hannah, junto com o cantor Willie Nelson e os produtores de biodiesel Bob e Kelly King, ajudou a criar a Aliança de Biocombustíveis Sustentáveis, juntando ativistas e cientistas para dar aos consumidores uma orientação melhor sobre os combustíveis limpos.

Reprodução / Instagram Gisele Bundchen

Além de ser conhecida internacionalmente, a top model é conhecida pelo seu engajamento em ações para preservação do meio ambiente. No final de 2008 criou o projeto Água Limpa, que visa a preservação às bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, estado em que nasceu e, em 2009, foi nomeada embaixadora da ONU pelos projetos desenvolvidos em nome da sustentabilidade, da realização de diversas campanhas de incentivo ao uso de fontes renováveis e da adoção de programas eficiência energética no mundo todo.