Chuveiro portátil cabe na mala e consome apenas 5l de água

1.378 views
Reprodução / YouTube Banho ocorre numa cabide desmontável.

Um grupo de designers japoneses promete revolucionar a relação do planeta com a água. O Hotaru, nome dado à invenção, é um novo projeto que chega com o objetivo de tornar sustentável a prática de tomar banho. Trata-se da criação de um chuveiro portátil, que garante o suporte necessário para tomar uma ducha com praticidade e em qualquer lugar.

Segundo os seus desenvolvedores, o Hotaru é um sistema off-grid (não necessita de energia elétrica), que em uma cabine, completamente desmontável, oferece o conforto de um banheiro comum utilizando apenas cinco litros de água para abastecer o uso do seu consumidor. Isso mesmo, com apenas 3,3% da quantidade de água utilizada para abastecer um banho de 15 minutos, o novo chuveiro garante uma ducha completa sem precisar se preocupar com o desperdício.

De acordo com a apresentação do projeto, o Hotaru conta com um ciclo processual bem simples, no qual a água armazenada no sistema passa por pequenas etapas de limpeza e purificação que são responsáveis por recolher toda a água que desce pelo ralo e bombeá-la de volta ao chuveiro.

Reprodução / YouTube Invenção japonesa pode ser transportada no carro.

Com o rendimento dos cinco litros de água sendo multiplicado em 30 vezes a mais do seu potencial, o novo equipamento garante a depuração destes mesmos cinco litros, o suficientemente para garantia de até três duchas (de cinco minutos cada) por dia durante duas semanas. Por essa característica, o Hotaru já se prepara para abastecer milhares de viajantes japoneses e pessoas que vivem em trailers, que no aparelho podem encontrar uma grande solução.

Pela versatilidade e, claro, por seu fator econômico, a ideia é que o novo chuveiro possa ganhar espaço também nas residências. No mercado, o Hotaru chega para o público em 2017, avaliado em cerca de 3 mil dólares. Produzido em materiais resistentes e duradouros, o equipamento necessita apenas da manutenção/troca de seu purificador a cada dois meses na utilização.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do Hotaru: