“Meteorito” com 35 toneladas de lixo “cai” em Genebra

459 views
Meteorito de lixo
Foto: Terra

Mais de 35 toneladas de garrafas de plástico, restos de comida, jornais e bitucas de cigarro em forma de meteorito “caíram” em Plainpalais, praça central de Genebra, na Suíça, para conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo e a importância de utilizar as lixeiras. A bola de lixo ainda contava com gases inofensivos capazes de gerar fumaça para trazer mais realidade e impactar a população.

As campanhas para evitar que as pessoas joguem resíduo no chão não são eficazes. Com este meteorito buscamos chamar a atenção da população”, Guillaume Berazzone, responsável pelo serviço de limpeza de Genebra.

O criador da iniciativa, Guillaume Berazzone, responsável pelo serviço de limpeza da cidade, explica que na noite da encenação o “meteorito” espantou os residentes de Genebra que acionaram o serviço de emergência da cidade com medo de um incêndio, mas ninguém se feriu.

Meteorito de lixo
Foto: Terra

A bola de lixo de 6 metros de diâmetro foi gerada dos 500 quilos de lixo tirado por horas das ruas e parques públicos em três dias. Dentre os materiais que formaram o “meteorito” estavam também os pequenos eletrodomésticos encontrados em vias públicas e até uma bicicleta que o serviço de limpeza encontrou jogada em um lago da cidade.

Para Berazzone “as campanhas para evitar que as pessoas joguem resíduo no chão não são eficazes. Com este meteorito buscamos chamar a atenção da população”. A iniciativa mostra que o impacto de jogar lixo no chão corresponde a 85% das 430 mil toneladas de lixo recolhidos ao ano na cidade, produzidos pelos mais de 170 mil habitantes.

Berazzone acredita que esta iniciativa chocante conseguirá alertar a população da importância do descarte correto na cidade para contribuir com a organização da gestão de resíduos de Genebra e na preservação do meio ambiente. O organizador ainda relata que adotará novos horários para recolher os resíduos e multiplicar esforços para esvaziar as lixeiras mais rápido.