Lanterna ecológica funciona sem pilhas nem baterias

1.132 views
Eco Light
Foto: shin-shouhin

Pilhas e baterias são utilizadas em muitos aparelhos eletrônicos, porém, elas são compostas por metais pesados, tóxicos e não-biodegradáveis, como cádmio, chumbo e mercúrio. Ou seja, se descartadas irregularmente, contaminam o solo, cursos d’água e afetam a fauna, flora e o homem. Portanto, iniciativas que promovam a conservação do meio ambiente são mais que bem-vindas, como é o caso da lanterna ecológica.

Criação da empresa japonesa BunBun, a Eco Light conta com três lâmpadas de LED de alta luminosidade e funciona a partir de energia mecânica, gerada através da movimentação. Não entendeu? Para energizar o aparelho, basta desencaixar o cabo e girar a lanterna por cerca de 30 segundos e pronto, você já pode iluminar o ambiente novamente.

Lançado em 2010, o produto custa algo em torno de 22 dólares, aproximadamente R$ 48. A fabricante nipônica disponibiliza o item que pode ser encontrado na loja online Japan Trend Shop, em quatro cores (preta, rosa, roxa e verde).

Artigos ecologicamente corretos costumeiramente figuram nas prateleiras de equipamentos para camping, como barracas e carregadores que captam a claridade do Sol. Entretanto, a Eco Light tem utilidade em outras situações. Iluminar o caminho da sustentabilidade pode ser uma delas.

Eco Light
Foto: shin-shouhin