crianças
Foto: Prefeitura de Olinda

A imaginação das crianças é, por natureza, campo fértil para a criatividade. Com essa habilidade aguçada, reinventam o mundo ao redor, dando novas e inusitadas utilidades para os objetos que a cercam. Caixas se transformam em caminhões, garrafas ganham a forma de velozes foguetes, panelas viram barulhentos tambores. Todo este potencial criativo pode ser explorado em sala de aula, tornando-se um importante aliado no processo de educação ambiental.

Atividades lúdicas e divertidas são ideais para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta. Uma boa opção são os trabalhos com reciclagem, que possibilitam a elas descobrirem, através de suas potencialidades criadoras, as possibilidades de reaproveitamento da matéria-prima e os efeitos positivos deste tipo de ação para o meio ambiente.

Construir brinquedos utilizando sucata é uma maneira simples e atrativa de mostrar às crianças que materiais que costumam ter como destino o lixo podem se tornar objetos úteis e interessantes. Além de desenvolver a criatividade, este tipo de atividade contribui para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental e são fundamentais na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

Os trabalhos com reciclagem na educação infantil mostram, na prática, a importância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Através destas atividades, podem perceber seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem.

Dicas de trabalhos com reciclagem

Simples e divertidos, os brinquedos com sucatas são boas opções para se trabalhar em sala de aula. Abaixo mostramos alternativas rápidas e fáceis de alguns clássicos da infância.

Vai-vem

Vai e Vem
Foto: Mundo das Tribos

Material:

• 2 pedaços de barbante (3 m);

• 2 garrafas PET;

• 4 argolas de garrafas PET;

• Fita adesiva.

Como fazer:

Corte as garrafas PET ao meio e separe a parte de cima. Depois, passe os dois pedaços de barbante pelo gargalo. Una as duas partes da garrafa formando um cilindro e passe uma fita adesiva no meio. Dê um nó reforçado nas pontas dos fios.

Bilboquê

Bilboquê
Foto: Bp

Material:

• 1 garrafa PET;

• 1 m de barbante;

• 1 tampinha de garrafa;

• Materiais para decorar.

Como fazer:

Corte a garrafa um pouco acima da metade e decore da maneira que preferir. Amarre uma ponta do barbante no gargalo e na outra extremidade do barbante prenda a tampinha de garrafa. Pronto! Agora é só treinar a sua mira e se divertir tentando acertar a tampinha dentro da garrafa.