Bicicleta é meio de transporte frequente dos brasileiros, diz pesquisa

599 views
© Depositphotos.com / aigarsr As ciclovias contribuíram para aumentar o número de bicicletas nas ruas.

O estudo intitulado “De bike ao trabalho” demonstra que a bicicleta é, sim, escolha de grande parte dos brasileiros para a realização de atividades essenciais ao dia a dia, como o trabalho. A pesquisa aponta que 63% dos entrevistados usam a bike ao menos duas vezes por semana em seus deslocamentos.

Os resultados da pesquisa também demonstram que 68% dos entrevistados usam bicicletas com frequência como meio de transporte, 37,6% já pedalam todos os dias para ir ao trabalho e 16,3% gostariam de tentar aderir ao meio de transporte. Foram entrevistados 1.531 brasileiros de 205 cidades.

Medidas públicas de estímulo a esse hábito são importantes já que cidades que investem em ciclovias já possuem maior número de adeptos a esse tipo de transporte. Pelos dados, 46,5% dos entrevistados afirmaram que só não utilizam as bikes por falta de ciclovias nos caminhos que precisam percorrer.

Outra pesquisa realizada ainda em 2012 durante a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, já demonstrava, naquele ano, uma pré-disposição de sete em cada dez brasileiros de se deslocarem com o uso de bicicletas. A pesquisa foi feita com 4.360 pessoas pelo CONECTAí, painel online do Ibope.

O custo baixo, a contribuição para a boa saúde e emagrecimento, a agilidade e a possibilidade de um contato menos estressante com a cidade faz da bicicleta um meio de transporte que só traz benefícios. Adequações nas cidades ainda precisam ser feitas para que o deslocamento se torne cada vez mais seguro, mas ONGs como a Bike Anjo já contribuem com os adeptos com dicas e melhores percursos.