Morador de MS cria próprio gerador e zera conta de energia elétrica

638 Visualizações
Jovem Sul News / Alírio Macedo Sistema gera 150 Kwh por mês, mais do que o necessário para abastecer a casa.

O eletrotécnico Alírio Macedo, da cidade de Chapadão do Sul (MS), apresentou uma nova solução sustentável que promete revolucionar o setor energético no Brasil. Trata-se da criação de um aparelho com sistema On-Gride (isto é, um gerador de energia abastecido por energia fotovoltaica), responsável por captar, armazenar e gerar sua própria energia solar, transformando-a em energia elétrica.

O projeto desenvolvido e apresentado por Alírio no final de dezembro do ano passado, foi analisado e recebeu o suporte da equipe da Energisa para instalação do novo sistema junto à rede elétrica regional. Desta forma, a casa do eletrotécnico foi a primeira a contar com os serviços do novo inversor fotovoltaico.

Em entrevista ao site do jornal Jovem Sul News, o criador contou que o novo gerador elétrico armazena toda energia solar durante o dia, inserindo as cargas recolhidas (e não aproveitadas) na rede elétrica para utilização em períodos noturnos. Para se ter uma ideia da economia, o sistema gera 150 Kwh por mês, mais do que os 104 Kwh suficientes para abastecimento da casa de Alírio – o que fez zerar a conta mensal de luz.

Mais economia e mais qualidade de vida

Com o bônus de quase 50 Kwh extra de energia elétrica gerada pelo inversor, o eletrotécnico e espera melhorar sua qualidade de vida através de sua nova realidade. Vale lembrar que esse pode ser acumulado por até três anos.

Como prova de reconhecimento do sistema desenvolvido, a Prefeitura de Chapadão do Sul iniciou a instalação do inversor em um prédio público como projeto experimental.

Ainda sobre o inversor, a vida útil do sistema vai de 25 a 30 anos e cobre os custos de seu investimento após oito anos em média. Vale ressaltar que o aparelho conta com uma saída de cabo USB para conectar junto ao computador e gerar uma análise sobre todas as informações de consumo.